Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministério determina recolhimento de marcas de azeites fraudados

18/03/24 às 17:15 - Escrito por BAND
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou aos comerciantes, varejistas e atacadistas o recolhimento de dez marcas de azeites de oliva extravirgem para retirada de circulação: Terra de Óbidos; Serra Morena; De Alcântara; Vincenzo; Az Azeite; Almazara; Escarpas das Oliveiras; Don Alejandro; Mezzano; e Uberaba.


A medida é cautelar, está respaldada pelo Decreto nº 11.130, e faz parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani que identificou esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeite de oliva fraudados.


Após o recolhimento, os fornecedores também devem comunicar ao Mapa pelo canal oficial Fala.BR. para que seja realizada a devida ação fiscal para a correta destinação desses produtos.

Leia mais:

Imagem de destaque
BAIXA

Preços do suíno vivo e da carne de porco recuam nos últimos dias

Imagem de destaque
INTENSAS

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam recorde

Imagem de destaque
CAMPANHA

Ministério antecipa vacinação contra aftosa em cinco estados

Imagem de destaque
AGRISHOW 2024

Inteligência artificial e robôs agro são destaques na feira


Aos consumidores, o Ministério informa que caso tenham adquiridos esses produtos devem deixar de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Podem ainda comunicar o Mapa pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.


A Operação Getsêmani foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março no município de Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN), com a participação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC RJ) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP).


Na ação foi realizado o fechamento cautelar da indústria, apreensão de 104.363 litros de azeite de oliva fraudados e de diversos tipos de rótulos e embalagens.


Além da composição desconhecida, foram identificadas produção e comercialização em condições higiênico sanitárias inadequadas em estabelecimento clandestino, ocasionando risco à saúde pública e concorrência desleal.


Dicas ao consumidor


O azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:


desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;


confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;


não compre azeite a granel;


é importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos; e

opte por produtos com a data de envase mais recente.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá