Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná pode usas app criado para prevenir mortandade de abelhas

25/11/23 às 11:44 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O App Pólen, aplicativo do Ministério Público do Paraná voltado à proteção de abelhas e à prevenção da mortandade desses insetos causada pelo uso irregular de agrotóxicos, será disponibilizado para a utilização de Promotorias de Justiça e outros órgãos fiscalizadores de todo o estado que atuam na área do meio ambiente. A ferramenta, lançada em agosto de 2022, estava sendo utilizada até então apenas nos municípios integrantes da comarca de Campo Mourão, incluindo Paraíso do Norte, no Noroeste do estado, cidade paranaense em que o MPPR iniciou a ação de fiscalização, após o registro de morte em massa de colmeias e apiários, em agosto de 2021.


A decisão de ampliação do uso do aplicativo em âmbito estadual foi oficializada durante reunião realizada nesta quarta-feira, 22 de novembro, no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, em Curitiba, com a participação de representantes do MPPR, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e apicultores da Região Noroeste. O App Pólen é resultado de uma parceria técnico-científica entre o Núcleo de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).


Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, enfatizou a importância da iniciativa e do estabelecimento de parcerias interinstitucionais. “É fundamental reconhecer a urgência de somar esforços na preservação do meio ambiente e desenvolver a responsabilidade da consciência ética de entregar o melhor produto à sociedade. A proteção de nosso ecossistema é um compromisso coletivo que exige ações conjuntas, sendo essencial estreitar as relações interinstitucionais para enfrentar os desafios ambientais de forma eficiente. Nesse caso específico, as abelhas são fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente."

© Copyright 2023 Grupo Tarobá