Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Produção de café em Goiás deve aumentar cerca de 30,6% em 2024

24/05/24 às 16:36 - Escrito por BAND
siga o Tarobá News no Google News!

A produção de café em Goiás deve atingir a marca de 263,5 mil sacas na safra 2024 – um aumento de 30,6% em relação ao ano anterior. O crescimento expressivo se deve a dois fatores principais: o aumento de 10,3% na área de plantação e a bienalidade positiva, fenômeno natural que alterna anos de alta e baixa produção. Além disso, a entrada em produção de cafezais mais novos deve contribuir para uma produtividade de 44,5 sacas por hectare, 18,4% superior à registrada em 2023. A projeção é da Conab.


Apesar do cenário positivo, a safra atual enfrentou desafios climáticos. As lavouras se beneficiaram das chuvas de março e abril, que evitaram o abortamento de frutos e facilitaram o manejo. No entanto, o período anterior de seca e calor intenso, coincidindo com o florescimento e frutificação, impactou o potencial produtivo.


Em relação à área em produção, houve um aumento em comparação ao ano passado, impulsionado pela inclusão de áreas que passaram por renovação e agora retomam a produção em níveis significativos. “Este resultado é fruto do esforço contínuo dos nossos produtores e do apoio constante do Governo de Goiás, que segue investindo em políticas públicas e iniciativas para fortalecer o setor cafeeiro no estado”, afirma o secretário interino da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), João Asmar Júnior.

Leia mais:

Imagem de destaque
NA ÚLTIMA SEMANA

Batata registra novas quedas de preço com avanço da colheita

Imagem de destaque
BAIXA DISPONIBILIDADE

Preços da laranja continuam em alta segundo levantamento

Imagem de destaque
ENTENDA

EUA querem comprar óleo de cozinha usado por brasileiros

Imagem de destaque
ENTENDA

Agricultura afirma que governo não desistiu da compra de arroz


“Enfrentamos desafios climáticos, mas a resiliência e a dedicação dos nossos agricultores, aliadas às condições favoráveis das chuvas recentes, foram fundamentais para alcançar esse expressivo aumento na produtividade. Continuaremos trabalhando juntos para garantir o desenvolvimento sustentável da cafeicultura goiana e contribuir para o crescimento do agronegócio brasileiro”, completa.


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá