Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Produção de tilápia cresce 103% em dez anos no Brasil

29/02/24 às 16:07 - Escrito por BAND
siga o Tarobá News no Google News!

A tilápia ampliou a participação na produção brasileira de peixes de cultivo, em 2023, com 579.080 toneladas – crescimento de 5,28% em relação ao ano anterior – mostra levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Com esse resultado, a espécie passou a representar 65,3% do total nacional. No ano anterior, o país colocou no mercado 550.060 toneladas (63,93% do total).


“A tilápia ganha participação no mercado devido ao interesse crescente dos consumidores. A piscicultura responde com maior produção. A espécie já está presente nos cardápios de todo o país – mesmo na região Norte, onde não é cultivada. Contribui para o aumento da produção – e da demanda – a qualidade da tilápia brasileira, indiscutivelmente uma das melhores do mundo em termos de sabor, suculência e saudabilidade”, ressalta Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.


Nos últimos dez anos, a produção de tilápia no Brasil saltou de 285 mil toneladas para 579 mil toneladas. O aumento foi de 103%. “É a proteína animal de maior crescimento no país no período. A partir da liberação de cultivo em mais estados, a tilápia tem no Brasil o ambiente ideal para alcançar alta produtividade”, complementa o dirigente.

Leia mais:

Imagem de destaque
NOVA SAFRA

Valores do trigo vêm registrando variações distintas em regiões

Imagem de destaque
AUMENTO

Preços da batata tipo ágata especial seguem em alta no Brasil

Imagem de destaque
DEMANDA

Preços dos ovos seguem enfraquecidos de acordo com levantamento

Imagem de destaque
TRABALHOS DE CAMPO

Preços da mandioca sobem pela quinta semana consecutiva


O Paraná lidera o cultivo de tilápia no país, com 209.500 toneladas, constata a Peixe BR. A produção no estado cresceu 11,5% em relação a 2022 (187.800 toneladas). Em seguida vem São Paulo (75.700 toneladas), mas a produção local caiu 2% em 2023.


Entre os cinco maiores estados produtores, destaque para Minas Gerais (58.200 toneladas), que teve aumento de 12,6%. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, atrás de China, Indonésia e Egito.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá