Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projetos de irrigação produziram 4mi de toneladas de alimentos em 2023

16/04/24 às 18:05 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

A produção dos projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) alcançou em 2023 a marca de 4,11 milhões de toneladas de alimentos. Houve crescimento de 4% das áreas cultivadas, que sustentaram 343,2 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. No período, o valor bruto de produção (VBP) chegou a R$ 5,48 bilhões, com destaque para a fruticultura. Os dados fazem parte do balanço de produção consolidado pela Área de Irrigação e Operações da Companhia.


“Os números demonstram como o investimento em agricultura irrigada sustentável contribui para a melhoria de indicadores socioeconômicos, com aumento de renda, maior oferta de alimentos, geração de emprego e outros benefícios. A Codevasf tem atuado historicamente em projetos de desenvolvimento regional no vale do São Francisco adotando como uma de suas estratégias centrais a implantação e o suporte a projetos de irrigação”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira.


No total, em 2023 foram produzidas 71,8 mil toneladas de alimentos a mais do que em 2022. De acordo com análise da Codevasf, o aumento da produção foi bem distribuído entre as culturas e os projetos de irrigação. As principais culturas, em termos de VBP, foram uva, manga e banana.

Leia mais:

Imagem de destaque
PRODUTO DE QUALIDADE

Apucarana se destaca como uma das maiores produtoras de café do Paraná

Imagem de destaque
104 MIL TONELADAS

Entenda por que Lula mandou suspender leilão de arroz do Mercosul

Imagem de destaque
LEVANTAMENTO

Preços da uva branca sem semente têm nova alta na última semana

Imagem de destaque
22ª EDIÇÃO

Estão abertas as inscrições para o concurso Café Qualidade Paraná


“Os projetos de irrigação promovem desenvolvimento regional de forma abrangente nas regiões em que são instalados. Eles mobilizam e fortalecem os setores de logística, insumos, treinamento profissional, máquinas, infraestrutura e serviços, entre outros. As oportunidades de emprego e renda sempre ultrapassam os limites das áreas irrigadas”, destaca o diretor da Área de Irrigação e Operações da Companhia, Luís Napoleão Casado.


No balanço da Codevasf, destaca-se o aumento na produção de arroz nos projetos irrigados localizados em Alagoas e Sergipe, no Baixo São Francisco. Em Alagoas, o aumento da produção deve-se à alta no preço médio do grão. A reabertura e o funcionamento da indústria de beneficiamento de arroz e a entrada e o incentivo de grandes grupos compradores no estado também impulsionaram o aumento na produção. Tanto em Sergipe como em Alagoas a elevação do preço do arroz incentivou produtores que utilizavam áreas para produção de pastagem a migrarem para a rizicultura. 


Outro fator que provocou elevação da produção foi o início de atividades nos projetos Pontal Sul, em Pernambuco, e Baixio de Irecê, na Bahia. No Pontal Sul, a produção alcançou 13,5 mil toneladas — um aumento de 750% em relação a 2022. Os destaques foram as culturas de uva, tomate e banana. Já o Baixio de Irecê teve um crescimento de produção de 906%; foram cerca de cinco mil toneladas de itens produzidos. As lavouras de abóbora, feijão e melancia foram os destaques.


Em relação à área cultivada nos projetos de irrigação da Codevasf, em 2023 foi registrado um crescimento de 4%. No total, foram cultivados 120,8 mil hectares, nos quais atuaram 16 mil produtores. Em relação ao ano anterior, foi registrado aumento de 4,1 mil hectares.


Entre outros fatores, o aumento se deu, pelo início da produção no projeto Baixio de Irecê, que registrou crescimento de 893%, o maior crescimento da área cultivada entre os projetos irrigados mantidos pela Codevasf. Foram 1,6 mil hectares de área cultivada a mais em relação ao ano de 2022.


Localizado entre os municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia (BA), o Baixio de Irecê entrou em operação em 2022, sendo considerado o maior projeto de irrigação da América Latina. O Projeto foi o primeiro do país a passar por um leilão na área de agricultura irrigada por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá