Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Safra de laranjas deve ser a pior em 36 anos, segundo estimativa

24/05/24 às 16:30 - Escrito por BAND
siga o Tarobá News no Google News!

O Fundecitrus, Fundo de Defesa da Citricultura, com sede em Araraquara (SP), divulgou a primeira estimativa para a safra de laranjas do cinturão citrícola de SP e Triângulo/Oeste Mineiro, prevendo apenas 232,38 milhões de caixas de 40,8 quilos. Isso representa uma queda de 24,4% em relação ao ano anterior. Se a previsão se confirmar, será a menor safra em 36 anos.


A perspectiva reflete o clima quente e seco no período pós-florada no ano passado, que causou uma intensa queda de chumbinhos, além do greening, doença que é uma preocupação estrutural do setor. A Fundação alerta ainda que a previsão é de chuvas abaixo da média para os próximos meses, o que deve manter as condições desafiadoras para os pomares.


Nas exportações, a quantidade embarcada em abril (58 mil toneladas) caiu pelo oitavo mês consecutivo em comparação com o mesmo mês do ano anterior, refletindo a menor produção de 2023/24 e os baixos estoques de passagem. O acumulado do ano-safra desde julho ficou 8,4% abaixo do igual período anterior, mas a receita obtida (USD 2,25 bilhões) cresceu 22,2%.

Leia mais:

Imagem de destaque
NA ÚLTIMA SEMANA

Batata registra novas quedas de preço com avanço da colheita

Imagem de destaque
BAIXA DISPONIBILIDADE

Preços da laranja continuam em alta segundo levantamento

Imagem de destaque
ENTENDA

EUA querem comprar óleo de cozinha usado por brasileiros

Imagem de destaque
ENTENDA

Agricultura afirma que governo não desistiu da compra de arroz


Para os EUA, o USDA revisou em 850 mil caixas para baixo a previsão de abril para a safra americana 2023/24, agora estimada em 65,9 milhões de caixas, ainda indicando um aumento de 6,9% sobre o ano anterior. O ajuste se deu principalmente na safra da Flórida, que passou de 19,8 para 18,8 milhões de caixas, 18,8% acima do ano passado. Em outubro de 2023, a primeira estimativa para a Flórida começou com 20,5 milhões de caixas.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá