Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

1° de abril: entenda como e onde surgiu o Dia da Mentira

01/04/24 às 08:15 - Escrito por UOL
siga o Tarobá News no Google News!

As mães ensinam às crianças: "mentira tem pernas curtas", e as conseqüências de uma história não verdadeira podem ser graves. Mas, no dia 1º de abril, o Dia da Mentira, pessoas de todo o mundo brincam umas com as outras, pregando peças e contando lorotas. 


A explicação é histórica. A versão mais conhecida para a data remonta ao século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. 


Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro, devido a adoção do calendário gregoriano. Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário, e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de "bobos de abril", recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril. 

Leia mais:

Imagem de destaque
VALE DO JEQUITINHONHA

Tombamento de ônibus de viagem deixa mortos em Minas Gerais

Imagem de destaque
APOSTAS ABERTAS

Mega-sena não tem vencedores e prêmio acumula

Imagem de destaque
CFMV

Veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Imagem de destaque
REGULAMENTAÇÃO

Após morte de Joca, tutores se manifestam no aeroporto de Brasília


Da França, a mania de pregar peças nesta data teria percorrido o mundo e dura até hoje. Neste dia, todos precisam ficar atentos. Até mesmo grandes jornais e revistas publicam notícias falsas, para enganar e brincar com os leitores.


Se você é brincalhão e gosta de pregar peças em seus amigos nesse dia, tome cuidado. Veja alguns exemplos de brincadeiras para comemorar o 1º de abril:


Deixar um recado maluco na sua secretária eletrônica. Pode ser algo do tipo "Sinto muito, mas nossa família precisou mudar-se às pressas para a Nova Zelândia. Não voltaremos ao Brasil tão cedo. Obrigado". 


Quer pregar uma peça na sua mãe? Pergunte se ela já pensou nos nomes dos três filhotes de cachorro que seu pai comprou e trará para a casa no fim do dia. Passe em uma loja de truques e mágicas e monte seu arsenal de trotes. Vale chiclete que deixa a boca azul, caneta que solta tinta, almofada que faz barulho de pum, gelo falso com mosca dentro.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá