Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

AGU envia ao STF parecer sobre ação contra acordo da Braskem

12/04/24 às 08:02 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!


A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta quinta-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer sobre a ação na qual o governo de Alagoas contesta a legalidade do acordo feito entre a prefeitura de Maceió e a mineradora Braskem para ressarcimento do R$ 1,7 bilhão pelos prejuízos causados pela extração de sal-gema na capital alagoana.


Apesar de opinar pela rejeição da ação por motivos processuais, a AGU defende que o acordo deve garantir que entidades e pessoas prejudicadas pelo desastre ambiental e que não participaram do acordo podem reivindicar seus direitos na Justiça.


O parecer também sustenta que a mineradora não pode obter ganhos financeiros com os imóveis danificados pelo desastre e que foram transferidos a partir do acordo.

Leia mais:

Imagem de destaque
VALE DO JEQUITINHONHA

Tombamento de ônibus de viagem deixa mortos em Minas Gerais

Imagem de destaque
APOSTAS ABERTAS

Mega-sena não tem vencedores e prêmio acumula

Imagem de destaque
CFMV

Veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Imagem de destaque
REGULAMENTAÇÃO

Após morte de Joca, tutores se manifestam no aeroporto de Brasília


"A leitura conjugada das cláusulas impugnadas nesta ação direta com o arcabouço antes referido leve à conclusão de que não houve quitação ampla, geral ou irrestrita dos danos provocados pela Braskem, assim também que a transferência de propriedade não lhe franqueou, em nenhum momento, a exploração lucrativa dos imóveis", argumentou a AGU.


O governo de Alagoas alega que o acordo impede a integral reparação dos afetados pela mineração de sal-gema no estado. Além disso, o governo questiona trechos que autorizam a empresa a se tornar proprietária de terrenos e continuar a explorar a região devastada.


Os acordos foram assinados pela Braskem em 2019, 2020 e 2022 com os seguintes órgãos: Ministério Público Federal, Ministério Público de Alagoas, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública de Alagoas e prefeitura de Maceió.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá