Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Câmara debate responsabilidades pelo desastre em Brumadinho sem membros da Vale

13/02/19 às 11:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Deputados federais estão reunidos desde as 9h desta quarta-feira, 13, no plenário da Câmara dos Deputados, onde está sendo realizada uma comissão geral para debater "as circunstâncias e responsabilidades do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG)". A audiência pública foi convocada para discutir a tragédia com convidados dos partidos, que não chamaram nenhum representante da mineradora Vale, proprietária da barragem.

O coordenador da bancada mineira na Câmara, deputado Diego Andrade (PSD), justificou a ausência de executivos da mineradora explicando que a intenção da audiência era dar voz às vítimas.

Ao todo, as siglas convidaram cerca de 20 pessoas, como vereadores de cidades próximas a Brumadinho, integrantes do Corpo de Bombeiros da cidade, moradores, membros do Movimento dos Atingidos por Barragens e representantes da Procuradoria-Geral do Trabalho e da Justiça mineira.

Leia mais:

Imagem de destaque
VAPE

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
ENTENDA

Servidores federais fazem contraproposta para reajuste em benefícios

Imagem de destaque
IGREJA CATÓLICA

Oração para Santo Expedito: oração para o santo das causas urgentes

Imagem para ilustrar o sorteio da mega-sena. Crédito para agência Brasil
APOSTAS ABERTAS

Acumulada novamente, Mega-Sena terá prêmio de R$ 100 milhões

Está prevista para quinta-feira, 14, uma audiência liderada pela comissão externa da Câmara para ouvir o presidente da Vale, Fábio Schvartsman, e representantes de órgãos de fiscalização e controle, como o Ministério Público, o Ibama, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais.

Durante a sessão nesta quarta-feira, os deputados e seus convidados cobraram que a mineradora seja responsabilizada pelo rompimento de sua barragem em Brumadinho e que a legislação seja modificada para evitar que novos desastres voltem a ocorrer.

Os presentes também defenderam a instalação de comissões parlamentares de inquéritos (CPIs) para apurar as causas do rompimento da barragem. A bancada mineira informou da tribuna que irá protocolar ainda nesta quarta um pedido de criação de uma comissão mista (com deputados e senadores) para investigar a tragédia.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no entanto, já autorizou a criação de uma CPI para investigar as causas do rompimento da barragem em Brumadinho. O pedido foi feito pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), em coautoria de deputados do PSDB. O requerimento deve ser lido durante sessão nesta tarde.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá