Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Chuvas no RS deixam 28 mil fora de suas casas e cinco mortos

22/11/23 às 09:39 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Mais de 28 mil pessoas estão fora de casa depois das chuvas dos últimos dias que castigaram o Rio Grande do Sul, onde cinco pessoas morreram. Em Porto Alegre, a prefeitura decretou situação de emergência pela cheia história do Rio Guaíba.


São bairros inteiros embaixo d'água. O Rio Jacuí invadiu boa parte da cidade de Eldorado do Sul, perto de Porto Alegre, onde a 5ª vítima, uma mulher, morreu afogada dentro de casa. Na região, são quase 6 mil pessoas forçadas a sair de suas residências.


Em Porto Alegre, uma das comportas de contenção de cheias se rompeu, e a água tomou ruas de bairros da zona norte da capital gaúcha, onde o Guaíba atingiu o maior nível em mais de 80 anos  e chegou aos trilhos dos trens que ligam a capital à região metropolitana. Os 3,38 metros marcam a maior alta no nível desde a histórica enchente de 1941, quando chegou a 4,75 metros.

Leia mais:

Imagem de destaque
139 ASSINATURAS

Oposição protocola pedido de impeachment de Lula na Câmara

Imagem de destaque
A PARTIR DE MARÇO

Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Imagem de destaque
INCLUINDO CRIANÇAS

Temporal no estado do Rio deixou pelo menos nove mortos

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Censo: Brasil tem 49 milhões de pessoas sem esgoto adequado


Na região das ilhas, a situação é crítica. Mais de 900 pessoas foram retiradas de casa pela Defesa Civil.


Em São Sebastião do Caí, o rio que invadiu 80% da cidade começou a baixar. A enchente deixou muitos prejuízos. Foi a maior cheia da história da cidade, que fica a uma hora de Porto Alegre. Com sol, os moradores tiraram o dia para limpar as casas e contar quanto perderam.



Chuva persiste no Sul; veja previsão do tempo


As pancadas de chuva persistem durante o resto da semana no Rio Grande do Sul, o que deixa o solo mais úmido e propenso a deslizamentos. 


Segundo o monitoramento do Centro de Operações da Defesa Civil, há previsão de temporais acompanhado por granizo no sul gaúcho. Nas regiões noroeste e centro-norte, os volumes de precipitação podem chegar a 85mm até a próxima quinta (23).



© Copyright 2023 Grupo Tarobá