Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conselho aprova Caio Paes de Andrade para presidir a estatal

27/06/22 às 16:17 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para presidir a Petrobras após indicação do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-secretário de Desburocratização do Ministério da Economia foi avaliado pela e estatal na manhã desta segunda-feira (27). A posse deve acontecer nesta tarde.

Para presidente, Paes de Andrade venceu por 7 votos a favor e 2 contrários. Para ser membro do Conselho de Administração, o resultado foi 8 a 2. A reunião do Conselho avalia se o candidato preenche os requisitos técnicos previstos na Lei das Estatais.

O encontro de hoje aconteceu dias após a aprovação de Paes de Andrade pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, na última sexta-feira (27). A reunião da semana passada entendeu que o indicado do Planalto preenche os requisitos previstos na Constituição e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração.

Leia mais:

Imagem de destaque
APOSTAS ABERTAS

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 53 mi

Imagem de destaque
SAQUE

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em janeiro

Imagem de destaque
SEGURANÇA MÁXIMA

Obra pode ter facilitado fuga de presos de penitenciária no RN

Imagem de destaque
CONFIRA CALENDÁRIO

Brasil só terá mais dois feriados nacionais prolongados em 2024


4º indicado de Bolsonaro


Paes de Andrade é o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro. Ele substitui José Mauro Coelho, que formalizou a demissão do comando da estatal no dia 20 de junho. A renúncia era um desejo do governo e de aliados congressistas, sobretudo após reajustes feitos nos preços da gasolina e diesel no dia 17.

Fernando Borges, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, presidia interinamente a companhia até o processo de eleição e posse de Paes de Andrade.


Quem é Paes de Andrade


Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social na Universidade Paulista e tem pós-graduação em Administração Social pela Harvard University, além de ser mestre em Administração de Empresas Duke University. 

O novo presidente da Petrobras foi presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) até agosto de 2020, quando assumiu a Secretária Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, onde é responsável pela Plataforma gov.br.


Acionistas minoritários contra indicação


Na contramão dos votos que elegeram Paes de Andrade, a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) entrou com uma representação contra o candidato. Segundo a entidade, o indicado de Bolsonaro não possui “notório conhecimento na área” nem tem experiência no setor de petróleo e energia.

“A ilegalidade da capacitação do Sr. Caio de Andrade fere dois requisitos legais previsto na Lei das Estatais. Este fato poderá ensejar a realização de ações por meio de acionistas minoritários, gerar instabilidade e oscilação indesejada no mercado de capitais da Companhia. Seriam estes elementos: expriência profissional e formação acadêmica”, pontuaram os acionistas em representação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá