Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conselho aprova Caio Paes de Andrade para presidir a estatal

27/06/22 às 16:17 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para presidir a Petrobras após indicação do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-secretário de Desburocratização do Ministério da Economia foi avaliado pela e estatal na manhã desta segunda-feira (27). A posse deve acontecer nesta tarde.

Para presidente, Paes de Andrade venceu por 7 votos a favor e 2 contrários. Para ser membro do Conselho de Administração, o resultado foi 8 a 2. A reunião do Conselho avalia se o candidato preenche os requisitos técnicos previstos na Lei das Estatais.

O encontro de hoje aconteceu dias após a aprovação de Paes de Andrade pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, na última sexta-feira (27). A reunião da semana passada entendeu que o indicado do Planalto preenche os requisitos previstos na Constituição e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração.

Leia mais:

Imagem de destaque
PEDEM REGULAMENTAÇÃO

Para especialistas PEC das Drogas é inconstitucional e agrava violência

Imagem de destaque
ECONOMIA

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Imagem de destaque
ENTENDA

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

Imagem de destaque
ENTENDA

Atividade econômica avançou 0,4% em fevereiro segundo o BC


4º indicado de Bolsonaro


Paes de Andrade é o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro. Ele substitui José Mauro Coelho, que formalizou a demissão do comando da estatal no dia 20 de junho. A renúncia era um desejo do governo e de aliados congressistas, sobretudo após reajustes feitos nos preços da gasolina e diesel no dia 17.

Fernando Borges, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, presidia interinamente a companhia até o processo de eleição e posse de Paes de Andrade.


Quem é Paes de Andrade


Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social na Universidade Paulista e tem pós-graduação em Administração Social pela Harvard University, além de ser mestre em Administração de Empresas Duke University. 

O novo presidente da Petrobras foi presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) até agosto de 2020, quando assumiu a Secretária Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, onde é responsável pela Plataforma gov.br.


Acionistas minoritários contra indicação


Na contramão dos votos que elegeram Paes de Andrade, a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) entrou com uma representação contra o candidato. Segundo a entidade, o indicado de Bolsonaro não possui “notório conhecimento na área” nem tem experiência no setor de petróleo e energia.

“A ilegalidade da capacitação do Sr. Caio de Andrade fere dois requisitos legais previsto na Lei das Estatais. Este fato poderá ensejar a realização de ações por meio de acionistas minoritários, gerar instabilidade e oscilação indesejada no mercado de capitais da Companhia. Seriam estes elementos: expriência profissional e formação acadêmica”, pontuaram os acionistas em representação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá