Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Corpo de Ziraldo é enterrado no Cemitério São João Batista

08/04/24 às 08:09 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O corpo do cartunista Ziraldo foi enterrado no fim da tarde deste domingo (7), no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O criador do “O Menino Maluquinho” morreu aos 91 anos, na tarde do último sábado (6), enquanto dormia, no apartamento onde morava no bairro Lagoa.


A cerimônia de velório e o enterro foram abertos ao público. A primeira ocorreu no Museu de Arte Moderna do Rio, onde o corpo de Ziraldo ficou das 10h, às 15h30.


Ziraldo nasceu em Caratinga (MG), na região do Rio Doce, em 1932. Ele foi quem lançou a revista ''Pererê'', nos anos de 1960, primeiro gibi a cores produzido no Brasil. O cartunista deixou uma legião de fãs, esposa e três filhos.

Leia mais:

Imagem de destaque
ECONOMIA

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Imagem de destaque
DECISÃO UNÂNIME

STJ amplia prazo para vítimas de abuso pedirem indenização na Justiça

Imagem de destaque
MONITORAMENTO

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Homem morre ao cair de paramotor; esposa grávida presenciou acidente



Resistiu à ditadura


Durante a ditadura militar no Brasil, Ziraldo foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, ao lado de Jaguar, Henfil e Millôr Fernandes. Na época, quase a equipe inteira foi presa, incluindo o cartunista, detido três vezes. 


Ziraldo criou, em 1980, o Menino Maluquinho, personagem que em pouco tempo virou um dos principais fenômenos da literatura infanto-juvenil do país. Com uma panela na cabeça, o personagem conquistou os livros, os cinemas e as telinhas de todo o Brasil. 


Na Copa União de 1987, Ziraldo, que era flamenguista, desenhou os mascotes do futebol brasileiro. Apesar da Copa ter sido só naquele ano, os mascotes do Ziraldo viraram febre e apareceram em vários álbuns de figurinhas dos anos 1990. 


Nos 70 anos de carreira, Ziraldo também fez sucesso com “Turma do Pererê” e o livro “FLICTS”. Em 2024, o cartunista ganhou uma exposição interativa no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá