Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dezembro Laranja alerta para a prevenção contra o câncer de pele

03/12/23 às 06:34 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O mês de dezembro marca o início de campanha de conscientização contra o câncer de pele. O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inicia campanha Dezembro Laranja com um alerta para o tumor maligno mais frequente do mundo. Dezembro é o último mês do ano no calendário das cores do câncer.


Referência em acolhimento e tratamento de pacientes oncológicos em Pernambuco, o HCP lança a campanha “Sua pele merece atenção”, na qual reforça os cuidados de prevenção ao longo da vida.


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 é de 220.490 novos casos de câncer de pele não melanoma.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Banco Central: atividade econômica tem alta de 2,45% em 2023

Imagem de destaque
ENTENDA

Estabelecimentos podem proibir uso de notebooks sem burlar a lei

Imagem de destaque
MAIOR CERTAME

Enem dos concursos tem 2,1 milhões de inscritos confirmados

Imagem de destaque
LEVANTAMENTO DA FGV

Monitor do PIB aponta crescimento de 3% da economia em 2023


Pessoas de pele clara acima dos 40 anos possuem mais chances de desenvolver a doença. A comerciante Vaneide Saraiva conta que devido a já ter tido familiares com câncer de pele, se preocupou com aparecimento de sinal no rosto, e procurou por uma consulta dermatológica.


Existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma e não melanoma — carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide - respectivamente. O primeiro é o menos frequente, porém o mais agressivo dos dois, devido a sua alta probabilidade de provocar metástases, que é a disseminação para outros órgãos.


Esse tipo de câncer de pele representa apenas 3% das neoplasias malignas da pele — são lesões elevadas ou planas, mas, em geral, novos sinais que crescem, mudam de cor ou formato e já podem apresentar sangramento.


Localizam-se em pele exposta ao sol ou são sinais antigos que apresentam as mesmas alterações. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente na região do tronco, no caso dos homens; e nas pernas, no caso das mulheres.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá