Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo do Amapá estende bloqueio total por mais 5 dias

30/05/20 às 07:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), estendeu por mais cinco dias o lockdown (isolamento total) vigente no Estado desde o dia 19 de maio. O anúncio foi feito em uma rede social na noite de quinta-feira. Dessa forma, a população continua com a determinação de permanecer em casa e se deslocar pelas ruas apenas em caso de necessidade de serviços essenciais. Góes acrescentou que o governo já prevê um plano de flexibilização, que vai depender do resultado final das medidas restritivas.

A decisão de estender o isolamento total no Estado veio após "muitas reuniões" com órgãos de controle, como o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário, além de discussões com os prefeitos de todas as cidades. Góes mencionou também que a ampliação do lockdown é uma "recomendação da equipe epidemiológica, médica, científica, para não perdermos o que conquistamos nesses dez dias em resultado em termos de saúde pública".

"Avaliando os resultados desses dez dias de lockdown, principalmente os bons frutos colhidos, a gente quer agradecer muito à população do Estado pela adesão a este isolamento mais rígido socialmente, que significa salvar muitas vidas", afirmou o governador.

Leia mais:

Imagem de destaque
DOIS FERIDOS

Raio mata homem em praia de Arraial do Cabo, no estado do Rio

Imagem de destaque
JUSTIÇA

Mauro Cid sai preso após depoimento no Supremo Tribunal Federal

Imagem de destaque
PREOCUPANTE

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

Imagem de destaque
METAS ESTABELECIDAS

Déficit zero depende do crescimento econômico, diz Haddad

Dados do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira mostram que o Amapá é o 14º Estado com mais casos do novo coronavírus no País, com 8.152 casos e 198 mortes.

O lockdown em todo o Amapá segue, assim, até terça-feira, mas Góes afirmou que há perspectiva de apresentar um plano de flexibilização. "Um plano, uma perspectiva, dependendo da avaliação final deste resultado, de iniciarmos alguma flexibilização a partir da sexta (ontem) para que a gente comece aos poucos a voltar à normalidade no Estado do Amapá", disse.

Ceará e Amazonas

Outros Estados e municípios que decretaram bloqueio mais rígido já preveem o relaxamento das medidas de isolamento. É o caso do Ceará e do Amazonas. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que pretende iniciar a abertura da economia no Estado a partir de segunda. Já o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que o comércio reabrirá gradualmente em Manaus. No interior, a decisão deve ficar a critério das prefeituras.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá