Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministério da Saúde encomenda 50 mil doses da vacina contra varíola do macaco

29/07/22 às 18:29 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério da Saúde encomendou 50 mil doses da vacina contra a varíola dos macacos. A previsão é que cerca de 20 mil doses cheguem ao país em setembro e o restante em novembro. A vacina é produzida por um laboratório da Dinamarca e a solicitação dos lotes para o Brasil foi feita à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).


Nesta sexta-feira (29) foi registrada a primeira morte no Brasil pela doença. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a vítima trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que o levaram ao agravamento do quadro. Ficou hospitalizado em hospital público em Belo Horizonte, sendo depois direcionado ao CTI. A causa de óbito foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox.


O secretário de Vigilância do Ministério, Arnaldo Medeiros, explicou nesta sexta-feira que a vacina que será adquirida é feita a partir de um vírus não-replicante. “A OMS (Organização Mundial de Saúde) não recomenda vacinação em massa. Não estamos falando em uma campanha de vacinação como fizemos com a covid-19. São doenças absolutamente distintas”, disse Medeiros.

Leia mais:

Imagem de destaque
ECONOMIA

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Imagem de destaque
APÓS MARCHA

Governo cria força-tarefa para destravar demarcações de terras

Imagem de destaque
DE R$658 PARA R$ 1MIL

Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação de servidores federais

Imagem de destaque
BRASIL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte


Segundo ele, o público-alvo da vacina será o de trabalhadores de saúdes que fazem o manejo das amostras coletadas a partir das lesões e pessoas que tiveram contato direto com pessoas infectadas.


Conhecida internacionalmente como monkeypox, a doença, endêmica de regiões da África, já atingiu neste ano 20.637 pessoas em 77 países. Mais de 70% vêm da Europa e 25%, das Américas. No mundo, 5 mortes pela doença já haviam sido relatadas à OMS até quarta-feira (27). 


No Brasil, já são 978 casos da doença, sendo 744 apenas em São Paulo. Nesta semana, a capital paulista confirmou os primeiros casos da doença em crianças.


São Paulo - 744

Rio de Janeiro - 117

Minas Gerais - 44

Paraná - 19

Distrito Federal - 15

Goiás - 13

Bahia - 5

Ceará - 4

Santa Catarina - 4

Rio Grande do Sul - 3

Pernambuco - 3

Rio Grande do Norte - 2

Espírito Santo - 2

Tocantins - 1

Mato Grosso do Sul  - 1

Acre - 1

Entenda a transmissão, os sintomas e a vacina

Considerando a importância da informação para combater o avanço do surto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou nesta quinta-feira (28) um encontro onde especialistas apresentaram o que já se sabe sobre a doença e também responderam dúvidas de participantes presenciais e online.


"Esse vírus nós conhecemos e sabemos como lidar com ele. Temos todos os elementos para fazer sua erradicação", disse o médico Amilcar Tanuri, coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ e consultor do Ministério da Saúde.


Segundo ele, como já existem muitos estudos sobre a monkeypox, é uma situação diferente da covid-19, que surgiu como uma doença nova. No entanto, o pesquisador alerta que o sucesso no combate ao surto dependerá do compromisso do poder público.


A monkeypox é causada por um poxvírus do subgrupo orthopoxvírus, assim como ocorre por outras doenças como a vaccinia, a cowpox e a varíola humana, erradicada em 1980 com o auxílio da vacinação. O quadro endêmico no continente africano se deve a duas cepas distintas.


Uma delas, considerada mais perigosa por ter uma taxa de letalidade de até 10%, está presente na região da Bacia do Congo. A outra, com uma taxa de letalidade de 1% a 3%, encontra-se na África Ocidental e é a que deu origem ao surto atual.


No entanto, segundo o médico, o vírus em circulação sofreu um rearranjo gênico que contribuiu para sua capacidade de transmissão pelo mundo. "Ele teve uma evolução disruptiva. Ele sofreu uma mutação drástica", afirmou. O pesquisador afirmou que casos graves não são recorrentes. A preocupação maior abrange os grupos de risco que incluem imunossuprimidos, crianças acima de 13kg e gestantes.


"A taxa de letalidade tem relação com o sistema de saúde local. No surto atual, até o momento não tivemos óbitos fora das áreas endêmicas. Isso mostra que o vírus da monkeypox é de baixa letalidade", salientou a virologista Clarissa Damaso, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Vírus da UFRJ e assessora da OMS.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá