Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MPF quer que Saúde explique suspensão de nota sobre aborto legal

05/03/24 às 16:55 - Escrito por BAND
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta terça-feira (5) que cobrou explicações do Ministério da Saúde sobre a suspensão de uma nota técnica da pasta que estabelecia não haver tempo máximo de gestação para a realização de aborto legal, conforme previsto em lei. 


O documento foi publicado em 28 de janeiro, mas suspenso no dia seguinte. O pedido de esclarecimentos foi enviado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, que tem dez dias úteis para responder.


A nova orientação rebatia a diretriz do Ministério da Saúde lançada em 2022, durante o governo anterior, que deixou de regulamentar o aborto a partir da 22ª semana de gestação, mesmo em casos legalmente autorizados. Segundo o MPF, a pendência trouxe transtornos a mulheres em estágio de gravidez mais avançado que buscavam o serviço, mas tinham seu direito negado.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENCONTRO

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Imagem de destaque
POLÊMICA

Filho de João Cândido rebate Marinha: “meu pai é um herói popular”

Imagem de destaque
BRASIL

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Imagem de destaque
CONTA DE LUZ

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio sem custo extras


A própria pasta reconheceu, em novembro do ano passado, que a indicação de prazo gestacional para a realização do aborto não tem fundamento em evidências científicas nem em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 


O MPF quer saber as razões que levaram ao recuo na publicação da nova nota técnica. Em seu site, o governo federal se limitou a informar que “o documento não passou por todas as esferas necessárias do Ministério da Saúde e nem pela consultoria jurídica da Pasta, portanto, está suspenso”.


“A legislação brasileira autoriza a realização de aborto em unidades de saúde em casos de gravidez por estupro, anencefalia do feto ou risco à vida da gestante. Não há nenhuma determinação legal que imponha prazo de gestação para o procedimento”, reforçou o MPF. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá