Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Nasa inicia experimentos com um novo protótipo de banheiro

29/09/20 às 14:23 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

A ideia do homem na Lua ou em Marte, em futuras colônias, é cada vez mais cogitada por agências espaciais. Mas, para esta exploração, além de tecnologia é preciso estratégia, principalmente quando o assunto é a vivência dos astronautas em missões que podem levar meses e até anos.

Realidade também dos astronautas que ficam por longas jornadas na Estação Espacial Internacional (ISS), que foi construída com investimento coletivo e colaboração de astronautas de vários países.

Rotinas cada vez mais sustentáveis estão em teste e podem garantir o sucesso de futuras missões espaciais.

Leia mais:

Imagem para ilustrar o sorteio da mega-sena. Crédito para agência Brasil
APOSTAS ABERTAS

Acumulada novamente, Mega-Sena terá prêmio de R$ 100 milhões

Imagem de destaque
CNPI

Lula homologa terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

Imagem de destaque
PARCELA DE ABRIL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Imagem de destaque
VAPE

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Já de olho na Artemis, que levará a primeira mulher à Lua em 2024, e em missões para Marte, a Nasa inicia experimentos com um novo protótipo de banheiro que será levado à ISS, na quinta-feira (1º), pela nave espacial Cygnus.

O lançamento inicial da Cygnus – que leva também experimentos científicos e suprimentos - estava previsto para esta terça-feira (29), mas foi adiado devido às condições climáticas.

Gerenciamento de resíduos

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana, o novo banheiro, chamado de Sistema de Gerenciamento de Resíduos Universal (UWMS), é 65% menor e 40% mais leve e foi adaptado levando em conta as considerações de conforto e segurança dos astronautas, inclusive das mulheres.

Neste sistema, a urina passará por um sistema de reciclagem e tratamento para uso posterior da água. A meta, segundo a Nasa, é atingir taxas de reciclagem de 98% antes das primeiras missões humanas para Marte.

Já os resíduos sólidos – que não são processados para recuperação de água - ficam em um recipiente removível de armazenamento. Parte é devolvida à Terra para avaliação, mas a maioria é carregada em uma nave de carga que queima ao entrar na atmosfera da Terra.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá