Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Preenchimento de relatório de equiparação salarial termina nesta quinta

29/02/24 às 09:08 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Termina nesta quinta-feira (29) o prazo para as empresas preencherem o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do primeiro semestre de 2024, no Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento é obrigatório para organizações que tenham 100 funcionários ou mais.


A cada semestre devem ser retificados os dados de salários e ocupações de homens e mulheres nas empresas, informados pelo eSocial. O formulário também exige que sejam informados os critérios adotados nas remunerações e a descrição das iniciativas que apoiem a contratação e promoção de mulheres.


Prevista pela Lei 14.611/2023, a prestação de contas faz parte da política pública de igualdade salarial, regulamentada em novembro de 2023. Após o envio dos formulários, o MTE ainda poderá solicitar informações complementares para confirmação do cadastro e fiscalização.

Leia mais:

Imagem de destaque
MARCO TEMPORAL

Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes

Imagem de destaque
ECONOMIA

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

Aeronave saiu de Chapecó e pousou menos de 10 minutos depois em Erechim, segundo dados do FlightAware
EM ERECHIM-RS

Incidente com avião da Cimed é registrado no RS nesta terça-feira; veja o vídeo

Previdência Social - INSS
SAIBA COMO CONSULTAR

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º nesta quarta-feira


O descumprimento da lei prevê multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, que ainda pode ser somada a outras sanções, como o pagamento de indenizações por danos morais, em situações em que a mulher receba menos do que o homem fazendo a mesma função, por exemplo.


A empresa terá ainda que elaborar um plano de ação para sanar as irregularidades, em um prazo de 90 dias.


Além do fornecimento das informações, a política pública estabelece a obrigatoriedade de medidas como a existência de programas de diversidade e inclusão no ambiente laboral, capacitação de gestores e empregados sobre equidade de gênero e fomento ao ingresso, permanência e ascensão de mulheres no mercado de trabalho.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá