Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeito pede evacuação imediata de sete bairros em Canoas

13/05/24 às 08:27 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O prefeito de Canoas, no Rio Grande do Sul, Jairo Jorge (PSD), pediu neste domingo (12) a evacuação imediata de moradores de sete bairros da cidade que retornaram às suas casas devido riscos de novos alagamentos. 


O alerta da administração do município é válida para os bairros de Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho, São Luis e Niterói. Jairo Jorge reforça que as chuvas intensas que caíram nas últimas horas nos vales do Rio Jacuí, Taquari, Rio Caí, Rio dos Sinos e do Rio Gravataí vão desembocar em Canoas. 


O prefeito explica que as chuvas podem provocar uma elevação de 5,5 metros no nível dos rios. “Por isso vamos dar aqui um alerta de evacuação imediata”, afirmou Jairo Jorge. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONVIDADA

Mesatenista Carla Maia vai disputar Paralimpíada de Paris

Imagem de destaque
CESTAS BÁSICAS

Exército leva nesta terça 75 toneladas de donativos para o RS

Imagem para ilustrar o sorteio da mega-sena. Crédito para agência Brasil
APOSTAS ABERTAS

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 35 milhões

Imagem de destaque
UM MÊS FECHADA

Rodoviária de Porto Alegre é reaberta após enchentes no RS


“Vamos dar aqui um alerta de evacuação imediata. Eu peço a todos os canoenses que voltaram às suas casas, para o lado oeste (bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias e São Luís), que saiam imediatamente, porque as águas retornarão. E se a pessoa ficar, ela possivelmente terá que ser resgatada e o risco da sua vida. Portando, evacuação imediata dessa região”, completou. 


A prefeitura de Canoas também pediu a evacuação imediata para o bairro Niterói que, apesar de obras de proteção da área, como casas de bomba e diques, é para os moradores deixarem a região devido os riscos. 


"Diante do risco, especialmente do vento sul, que represará as águas que descem, há o risco de elevar rapidamente as águas ali no Rio Gravataí", explica o prefeito de Canoas. "Por isso, eu peço também a evacuação imediata do bairro Niterói, para não termos risco, para a gente ter prevenção. É melhor prevenir do que remediar”, finalizou. 


A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para que pessoas resgatadas de áreas atingidas pelas chuvas não retornem a estes locais. “O solo dessas localidades continua instável, com o terreno alagado e perigo de deslizamentos”, disse a tenente Sabrina Ribas, da comunicação da Defesa Civil. Neste domingo, o prefeito de Muçum, cidade na região do Taquari, reforçou o pedido. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá