Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Procon lista 78 sites para consumidor evitar em compra na Black Friday

24/11/23 às 08:04 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) listou 78 sites que devem ser evitados para compras online, 13 deles ainda estão no ar. Os nomes fazem parte da seção Evite esses Sites, feita após procedimentos internos que envolvem a pesquisa e a tentativa de contato com as empresas reclamadas. O alerta chama atenção especialmente no período de promoções da Black Friday.


A lista é composta por empresas que já tenham reclamações contra elas e se enquadrem nas condições de não responderem às notificações ou não resolverem os problemas dos consumidores. Quando essas situações são verificadas, o Procon-SP busca o CNPJ da empresa e faz várias tentativas de contato, por 

Leia mais:

Imagem de destaque
INICIATIVAS

Lula quer parceria com África para combate ao desmatamento

Imagem de destaque
DO STF

Senado recorre de decisão sobre transporte gratuito em eleições

Imagem de destaque
NEGÓCIOS FAMILIARES

Trump terá que pagar multa de R$ 1,7 bi por fraude financeira

Imagem de destaque
REINTRODUÇÃO

Após serem extintas na Alemanha, ariranhas retornam à Argentina

e-mail, telefone e outro canal que seja possível identificar. Só então o site passa a compor a seção.



Orientações


O Procon-SP orienta que, antes de comprar, o consumidor verifique se o perfil ou o site
 possui reclamações. Um dos sinais de alerta é observar se a plataforma tem comentários de outros consumidores. Caso não tenha, é importante desconfiar. Preços baixos demais também podem ser uma armadilha. Outra dica é dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.


Também é importante ficar atento à forma como se chega ao fornecedor. Nesse sentido, o consumidor não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta.


Para fazer o pagamento com segurança, é fundamental conferir sempre os dados da empresa em boletos e a titularidade de contas para depósito, entre outras informações.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá