Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeção indica vitória da centro-direita em eleições de Portugal

11/03/24 às 08:24 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

As urnas para as eleições legislativas portuguesas foram fechadas na tarde deste domingo (10), pelo horário de Brasília. A votação repercutirá na escolha do próximo primeiro-ministro do país. Pesquisas apontam tendência de vitória de parlamentares de centro-direita e de extrema-direita.


Mais de 10 milhões de eleitores foram às urnas. A taxa de abstenção foi a menor do que nas últimas legislativas.


Segundo a emissora SIC, parceira da Band em Portugal, projeções apontam liderança da Aliança Democrática, de centro-direita, entre 27% e 32% (até 89 cadeiras), enquanto o Partido Socialista teria entre 24% e 28% (até 80 cadeiras). Já o Chega, partido de extrema-direita, aparece com até 54 cadeiras (máximo de 21%).

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM IDENTIFICAÇÃO

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados amanhã

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

Imagem de destaque
DADOS DA SBP

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Imagem de destaque
POLÍTICA

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos


Com os dados expostos, surge a dúvida sobre a formação do próximo governo, visto o equilíbrio entre as duas maiores forças: esquerda versus centro-direita. O diplomata Mario Vilalva, ex-embaixador em Portugal entre 2010 e 2016, prevê possível aliança dos conservadores com a extrema-direita.


“De acordo com as projeções, haverá uma maioria entre o Partido Socialista e o Partido Social Democrata. O grande problema será forma a maioria. Os dois partidos terão que fazer coalizões para formar o novo governo”, avaliou Vilalva em entrevista ao BandNews TV.


Para o diplomata, os conservadores devem se aliar com parlamentares mais extremistas, apesar de não descartar diálogo entre os socialistas e sociais-democratas para barrarem o avanço da extrema-direita.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá