Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto na Cracolândia esbarra em tombamento

01/06/17 às 09:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O tombamento em âmbito estadual de ao menos 17 imóveis no quadrilátero da antiga Cracolândia, no centro de São Paulo, é obstáculo aos planos da Prefeitura de revitalização da área, avaliam arquitetos e urbanistas ouvidos pela reportagem. Procurada, a gestão municipal informou que adotará todas as formalidades necessárias.

Os imóveis integram o chamado Conjunto de Imóveis do Bairro de Campos Elísios. Segundo a legislação, tanto os casarios tombados quanto o entorno precisam de autorização para modificações - emitida pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão estadual, e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade (Conpresp). Dos 17 imóveis citados, 2 têm de ser totalmente preservados e 15, apenas a fachada.

A Prefeitura de São Paulo afirma que planeja retomar as demolições no quadrilátero da Cracolândia assim que terminar o cadastramento e o encaminhamento dos moradores, o que ainda não tem prazo definido. De acordo com o advogado Marcelo Malhães, conselheiro do Conpresp, a Prefeitura deveria ter consultado os conselhos de patrimônio, por exemplo, antes de derrubar um muro no dia 23. Caso não seja constatado dano ao patrimônio, contudo, o Município não sofrerá penalização. A legislação determina que projetos de restauro e obras também sejam aprovados pelos dois órgãos. Procurado, o Condephaat informou que acompanha a situação na área.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM IDENTIFICAÇÃO

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados amanhã

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

Imagem de destaque
DADOS DA SBP

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Imagem de destaque
POLÍTICA

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

Outro ponto destacado pelo departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), em nota de repúdio, é a ausência de consulta pública para a ação, o que é previsto em lei por ser zona de interesse social. "Transformações podem ser irreversíveis do ponto de vista social e patrimonial", diz o presidente do órgão, Fernando Túlio Rocha Franco.

Ex-presidente do Conpresp, a arquiteta Nadia Somekh ressalta que medidas pontuais, como a criação da Sala São Paulo, não resolveram os problemas. "Precisamos pensar a questão social dentro de uma perspectiva urbanística. A migração para a Praça Princesa Isabel já mostra isso."

A arquiteta Simone Gatti, que estudou a região no doutorado, defende locações sociais, nas quais a posse dos imóveis é pública e o morador paga um aluguel. "A política 'arrasa quarteirão' mata a história da cidade", diz. Coautor de São Paulo: Cidade e Arquitetura, o arquiteto Francisco Zorzete diz que um novo projeto para a Cracolândia deve preservar a memória, mas sem "cópia" do que já foi. "Tem de restaurar o que é possível, mas respeitando as mudanças da cidade."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá