Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Temer sanciona MP que flexibiliza a regularização fundiária

12/07/17 às 08:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Enquanto o País estava prestando atenção na votação da Reforma Trabalhista, o presidente Michel Temer sancionou no final da tarde desta terça-feira, 11, a Medida Provisória 759, apelidada por ambientalistas como "MP da grilagem" por flexibilizar e ampliar as possibilidades de regularização fundiária de terras da União ocupadas na Amazônia Legal.

A justificativa do governo, que propôs originalmente o texto, aprovado pelo Congresso no final de junho, é que o Programa Nacional de Regularização Fundiária que ele institui vai dar título de terra para os mais pobres e reparar injustiças históricas com pessoas que ocuparam a Amazônia após chamado do próprio governo federal na década de 1970 e nunca tiveram sua situação legalizada.

De acordo com cálculos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, pode permitir a entrega, até 2018, de 480 mil títulos rurais em todo o País. "Com a lei, a população vai ter a sensação de que ele pertence ao grupo da cidadania brasileira", disse Temer na cerimônia em que anunciou a sanção.

Leia mais:

Imagem de destaque
47 CASOS NA BAHIA

Salvador registra primeiro caso de Febre do Oropouche

Oito pessoas morreram no acidente envolvendo o ônibus de turismo na Bahia
TRAGÉDIA

Oito pessoas morrem e 23 ficam feridas em acidente com ônibus de turismo na Bahia

Imagem de destaque
RECOMPOSIÇÃO

Governo propõe negociar reajuste com cada categoria de servidores

Imagem de destaque
HADDAD CONFIRMA

Governo retirará urgência de PL da reoneração da folha

O texto, porém, traz a possibilidade de regularização de grandes áreas griladas mais recentemente na Amazônia. "Estima-se que, só na Amazônia, poderá disponibilizar à iniciativa privada, por valores bem abaixo do mercado, em torno de 40 milhões de hectares de terras públicas", comenta o Instituto Socioambiental.

Como lembra a pesquisadora Brenda Brito, do Imazon, em artigo publicado na plataforma Medium em página do Observatório do Clima, para resolver a dívida histórica na Amazônia, já havia sido instituído pelo governo Lula em 2009, também por MP, o Programa Terra Legal, pela lei 11.952.

Pelo Terra Legal, ficou autorizada a regularização de imóveis na região de 1.500 hectares ocupados até dezembro de 2004. "A nova proposta estende a possibilidade de regularização para áreas públicas invadidas até dezembro de 2011, ampliando o prazo em sete anos em relação ao que previa a Lei 11.592. A MP também estende o benefício da regularização para grandes invasores, permitindo a possibilidade de regularizar imóveis de até 2.500 hectares (mil hectares a mais que o permitido pelo Terra Legal)", escreve Brenda.

"Quem invadiu terra pública após a aprovação da Lei 11.952 o fez sabendo que era ilegal e, portanto, praticou crime de invasão de terra pública, previsto no Art. 20 da Lei 4.947/1966. Ao ampliar o prazo para 2011, na prática a MP promove ampla anistia a esse crime. Além disso, historicamente no país o adiamento de prazos no tema fundiário leva à expectativa de que novas extensões ocorrerão no futuro. O resultado direto é a invasão de novas áreas públicas associada a desmatamento ilegal", afirma a pesquisadora.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá