Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Uber pede ao STF suspensão de processos sobre vínculo trabalhista

04/03/24 às 21:49 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

A plataforma Uber pediu nesta segunda-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão nacional de todos os processos que tratam sobre o reconhecimento de vínculo de emprego entre motoristas e a plataforma.


Na petição encaminhada ao Supremo, o escritório de advocacia que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema.


Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral, mecanismo que vai obrigar todo o Judiciário a seguir o futuro entendimento dos ministros após o julgamento definitivo da questão. Cerca de 17 mil processos sobre a questão tramitam em todo o país.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTA DE LUZ

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio sem custo extras

Imagem de destaque
TENTAM CONVENCER STF

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Imagem de destaque
ECONOMIA

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Imagem de destaque
COM ADICIONAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8


"Trata-se, portanto, de regra processual que visa resguardar a prolação de decisões conflitantes com o entendimento que será fixado pela egrégia Suprema Corte. É um consectário lógico e natural do princípio da isonomia para assegurar que todos os processos afins, em trâmite no Poder Judiciário, recebam o mesmo tratamento", afirmaram os advogados.


Com o reconhecimento da repercussão, o Supremo vai marcar o julgamento para decidir definitivamente sobre a validade do vínculo de emprego dos motoristas com os aplicativos.


Atualmente, grande parte das decisões da Justiça do Trabalho reconhece vínculo empregatício dos motoristas com as plataformas, mas o próprio Supremo possui decisões contrárias.


Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte entendeu que não há vínculo com as plataformas. O mesmo entendimento já foi tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos.


PL dos aplicativos

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o projeto que regulamenta o trabalho de motorista de aplicativo. O texto será enviado para o Congresso. Se aprovado, começará a valer em 90 dias.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá