Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Y, a letra que vive uma 'crise de identidade'

26/05/18 às 11:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Vogal ou consoante? O exercício, comum nas lições de casa de antigamente, parece fácil até chegar à 25.ª letra do alfabeto. A classificação do Y, que depende de sua função em cada palavra, desperta a curiosidade de crianças e dúvidas nos pais.

O questionamento surgiu na casa da protética Alessandra Cerqueira, de 37 anos, quando ajudava o filho Matheus, de 6, com a lição de casa. "Ele tinha de circular as vogais nos nomes dos coleguinhas e marcou a letra Y, de Yasmin. Achei que estivesse errado porque aprendi que temos cinco vogais."

Nem Matheus nem a mãe estão errados. O gramático Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras, explica que o Y, importado do inglês, representa geralmente uma semivogal (como em yoga) ou a vogal I (hobby, spray). E, em casos mais raros, atua como consoante: o J na palavra de origem inglesa yarda (jarda).

Leia mais:

Imagem de destaque
STF

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

Imagem para ilustrar o sorteio da mega-sena. Crédito para agência Brasil
APOSTAS ABERTAS

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões nesta quinta-feira

Imagem de destaque
VEJA CALENDÁRIO

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Imagem de destaque
30 DIAS

Empresa aérea suspende transporte de pets após morte de cachorro

"É uma letra que não pertencia ao alfabeto latino, por isso seu comportamento é diferente", diz Bechara.

O mesmo ocorre com o W, que pode ter som da consoante V (em Wagner) ou da vogal U (Washington).

O Y, o W e o K foram incorporados ao alfabeto português em 1990, pelo Acordo Ortográfico.

Seja pela dificuldade na classificação ou pelo desuso desse tipo de exercício na alfabetização, as escolas não costumam mais ensinar o conceito de vogal e consoante nessa etapa.

"Introduzimos as letras pelos sons que elas têm nas palavras usadas pelas crianças. O Y, por exemplo, aparece em Youtube. Os alunos se apropriam dos sons e os usam como referência para escrever outras palavras", diz Katia Rascio, coordenadora do Colégio Rio Branco, na região central.

É só ao final do 2.º ano do ensino fundamental que conceitos gramáticos começam a ser ensinados. "É nesse momento que as próprias crianças trazem dúvidas, já que começam a refletir sobre a escrita. Partimos dos questionamentos deles e não da memorização como antes."

A professora Maria José Nóbrega, do Instituto Vera Cruz, concorda. "O importante é a criança saber que podemos falar de um jeito e escrever de outro. Se os estudiosos não definiram a classificação do Y, não tem sentido a escola querer fazer isso." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá