Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

50 anos Itaipu Binacional: conheça a história da maior usina da América Latina

14/05/24 às 13:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A partir de hoje começamos a exibir uma série de reportagens especiais sobre os 50 anos da fundação da Itaipu Binacional, que são comemorados no próximo dia 17 de maio. A origem do nome Itaipu, é a pedra que canta… E remete ao barulho feito pela água do rio Paraná ao bater em uma grande pedra, e ser celebrado pelos indígenas a época. É… São muitas histórias… A Binacional representa a união de dois países em uma maravilha da engenharia mundial.


Imagine mudar o curso de um rio... Agora imagine mudar o curso da história. É isso que representa a Binacional de Itaipu.


Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Caminhonetes roubadas e maconha são apreendidas em Foz do Iguaçu

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Câmera registra tombamento de caminhão na BR-277 em Guaraniaçu

Imagem de destaque
R$ 1 MILHÃO

Família de jovem que morreu após atendimento na UPA pede indenização

Imagem de destaque
CASO FERNANDO

Defesa acredita que gravidade das acusações contra a motorista deve ser ainda maior

O ano é 1974. O marco é o dia 17 de maio, quando foi constituida a Itaipu Binacional, empresa responsável pelo gerenciamento da obra, e futuramente administração da hidrelétrica. A origem do nome? A pedra que canta.


O Faustino viveu essa hitória. A complexa construção da usina começou em maio de 1984, há quarenta anos. Barrageiro com orgulho, ele lembra com brilho nos olhos dos dias de trabalho pesado e da vida com os colegas de alojamento. No pico das obras, chegaram a ser 40 mil trabalhadores, no canteiro de obras e nos escritórios de apoio no Brasil e Paraguai.


Hoje o Faustino trabalha no Ecomuseu, espaço dedicado a mater essa história viva. Foram 16 municípios afetados pela construção, e aqui, relembramos a identidade cultural da região. A fauna e a flora, e o retrato das transformações locais. Mais de 200 sítios arqueológicos foram encontrados.


A preocupação em preservar a memória e o meio ambiente fazem parte dos valores de Itaipu, que está diretamente ligada a construção da identidade regional.


A entrada no Ecomuseu, que está sendo reformado e ampliado, é gratuita. Amanhã falaremos sobre a usina, a geração de energia, a gigante estrutura e como tudo funciona.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá