Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A história da criação do monumento que marca a resolução de um conflito territorial

17/04/24 às 13:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Bem vindos ao encontro das águas… Rio e Iguaçu e Rio Paraná. De um lado, o Iguaçu, com mais de 1300 quilômetros de extensão.O Rio de uma das mais famosas quedas d’água do mundo. Das Cataratas do Iguaçu.


Do outro lado o gigante Rio Paraná, com mais de 4.800 quilômetro, onde está uma das construções mais icônicas da engenharia:: a usina de Itaipu, a Binacional, comandada por dois países: Brasil e Paraguai. Aliás, o rio Paraná é o limite natural entre Brasil, Paraguai e Argentina, onde deságua no Rio da Prata, que dá nome a importante bacia.


Leia mais:

Imagem de destaque
NESTA SEXTA

Blitz tributária orienta população sobre a quantidade de impostos no Brasil

Imagem de destaque
MARCHA DOS PREFEITOS

Fabiola Paranhos palestra na Marcha dos Prefeitos em Brasília

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF apreende veículo circulando com placas clonadas em Guaíra

Imagem de destaque
ACONTECENDO AGORA

Incêndio é registrado em empresa de embalagens as margens da BR-277

Aqui nós estamos no Mirante Central de Itaipu, e é possível ver as 20 unidades de energia. E uma curiosidade: bem no meio do prédio central, está a linha de divisão geográfica entre Brasil e Paraguai.


E exatamente nesse ponto, o Marco das Três Fronteiras, os dois gigantes se encontram. O local é a história viva. Cada construção e detalhes remetem a criação. Desde as lendas que cercam o espaço.


O obelisco demarca a fronteira brasileira. Construído em 1903 para celebrar uma resolução pacífica para o conflito territorial com a Argentina, o monumento é um convite a viagem centenária.


E as descobertas não param. A história não para. Uma região culturalmente rica: a cada novo estudo investigativo, novos capítulos são escritos.


A história se confunde aqui entre passado, e presente. Está interligada… celebrada… Em danças típicas e festividade. Mas isso, é tema pra próxima reportagem…


Amanhã, falaremos sobre as atrações culturais do Marco das Três Fronteiras. Das danças, da culinária, e da visitação turística.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá