Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A história da criação do monumento que marca a resolução de um conflito territorial

17/04/24 às 13:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Bem vindos ao encontro das águas… Rio e Iguaçu e Rio Paraná. De um lado, o Iguaçu, com mais de 1300 quilômetros de extensão.O Rio de uma das mais famosas quedas d’água do mundo. Das Cataratas do Iguaçu.


Do outro lado o gigante Rio Paraná, com mais de 4.800 quilômetro, onde está uma das construções mais icônicas da engenharia:: a usina de Itaipu, a Binacional, comandada por dois países: Brasil e Paraguai. Aliás, o rio Paraná é o limite natural entre Brasil, Paraguai e Argentina, onde deságua no Rio da Prata, que dá nome a importante bacia.


Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Militar apreende 45 kg de maconha em ônibus de transporte de passageiros

Imagem de destaque
CONFUSÃO

Rapaz esfaqueia irmão e mãe durante discussão no bairro Santa Cruz

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motociclista morre em grave acidente na BR-277 em Foz do Iguaçu

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Inspetor da PRF é atropelado por motocicleta na BR-277 em Foz do Iguaçu

Aqui nós estamos no Mirante Central de Itaipu, e é possível ver as 20 unidades de energia. E uma curiosidade: bem no meio do prédio central, está a linha de divisão geográfica entre Brasil e Paraguai.


E exatamente nesse ponto, o Marco das Três Fronteiras, os dois gigantes se encontram. O local é a história viva. Cada construção e detalhes remetem a criação. Desde as lendas que cercam o espaço.


O obelisco demarca a fronteira brasileira. Construído em 1903 para celebrar uma resolução pacífica para o conflito territorial com a Argentina, o monumento é um convite a viagem centenária.


E as descobertas não param. A história não para. Uma região culturalmente rica: a cada novo estudo investigativo, novos capítulos são escritos.


A história se confunde aqui entre passado, e presente. Está interligada… celebrada… Em danças típicas e festividade. Mas isso, é tema pra próxima reportagem…


Amanhã, falaremos sobre as atrações culturais do Marco das Três Fronteiras. Das danças, da culinária, e da visitação turística.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá