Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Abraço da Paz comemora trajetória de 31 anos no Museu de Arte de Londrina

11/05/24 às 12:14 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

No dia 13 de maio, segunda-feira, o Museu de Arte de Londrina completa 31 anos desde sua inauguração e receberá o público para um abraço comemorativo em seu pátio. A atividade terá início às 10h na Rua Sergipe, 640, Centro, e é realizada com o objetivo de celebrar a trajetória da instituição. Além disso, marca o início da programação local da 22ª Semana Nacional dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece entre os dias 13 e 19 de maio.


A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e com o Movimento pela Paz e Não-Violência “Londrina Pazeando”. Também tem apoio do Museu Histórico de Londrina e do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Sesc Londrina Cadeião e do Museu da Sociedade Rural do Paraná.


De acordo com a diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luísa Alves Fontenelle, o abraço comemora a trajetória de mais de três décadas do Museu de Arte, bem como sua contribuição para a cidade. “É um espaço que realiza exposições de obras de seu acervo e sedia mostras de artistas e coletivos, além de receber e ofertar atividades formativas e de fruição cultural e artística. A intenção é realmente comemorar esse momento e reunir grupos, instituições e demais interessados”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Criança que estava em garupa de motocicleta fica ferida após acidente em Cascavel

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motociclistas ficam feridos em acidente na Avenida Tito Muffato em Cascavel

Imagem de destaque
VEJA LOCAIS

Testes em radares interditam faixas da Avenida Tiradentes nesta quinta-feira

Imagem de destaque
POLICIAL

Homem morre ao ser baleado em bar no bairro Universitário


Fontenelle ainda destacou que o museu foi criado em 1993, após um processo de debates realizado entre diferentes atores sociais, como artistas, instituições e agentes políticos, que decidiram que o espaço do antigo Terminal Rodoviário de Londrina deveria abrigar um museu de arte. “Essa foi uma discussão, uma escolha das pessoas que representavam naquele momento diferentes segmentos da sociedade. O espaço sempre recebeu propostas expositivas de artistas e coletivos não só daqui da cidade, mas de outros cantos do Brasil e de fora. O fato do Museu abrigar e realizar exposições, eventos e atividades formativas, o coloca como um espaço voltado para a população, para que as pessoas tenham a oportunidade de desfrutar de arte e cultura e ter experiências de troca”.


O secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, explicou que está organizando o Primeiro Abraço pela Paz do Museu de Arte em conjunto com o Museu. “A gente sempre faz esse tipo de evento. As pessoas vão dar as mãos, vão se juntar e vamos fazer o grito de paz ou levante pela paz, aquela atividade que já é conhecida de muitos londrinenses, para desejar paz para a cidade e para o Museu. O evento é aberto e todos estão convidados a participar; estamos precisando muito disso em Londrina e no mundo, de abraços pela paz e não violência”, comentou Galhardi.


Também na segunda-feira (13), será aberta à visitação, no saguão do segundo andar da Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635), uma exposição de fotografias e gravuras. As obras, que oferecem um panorama de múltiplos olhares sobre a cidade, fazem parte do acervo do Museu de Arte e reúnem o trabalho de cinco artistas: Walter Ney, Carlos Bozzeli, Filipe Branquinho, Paulo Menten e Wilton Mitsumiwa. A exposição poderá ser visitada até o dia 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá