Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aparelhos para aferição de glicemia entregues pelo SUS apresentam instabilidade

16/02/24 às 10:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Mães de crianças com diabetes tipo 1 reclamam do aparelho fornecido pelo governo do Paraná para a aferição de glicemia. O equipamento Match 2 apresenta defeitos que podem gerar consequências graves com a má administração de insulina. 


O aparelho mede a glicemia no corpo e se esta aferição não for exata, a aplicação da insulina é prejudicada, podendo até fazer com que o paciente desmaie. "As glicemias dela viviam uma montanha russa... então, eu comecei a usar outro aparelho que estava guardado e comecei a perceber que estava tendo uma diferença muito grande", disse Priscila Rosa. 


Algumas mães receberam um novo aparelho da 17ª Regional da Saúde; outras, receberam da própria fábrica do equipamento, que alegou mau uso por parte das mães, mas o problema ainda continuou. 

Leia mais:

Imagem de destaque
PROBLEMA GRAVE

Falta de energia atrapalha atendimentos na UBS Ouro Branco nesta segunda-feira

Imagem de destaque
ZONA LESTE

Motociclista de 21 anos fica ferido após colidir na lateral de um carro

Imagem de destaque
DUAS MOTOS E UM CARRO

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR-369, sentido Ibiporã

Imagem de destaque
ZONA NORTE

Dois motociclistas ficam gravemente feridos após acidente no Jardim Barcelona


Um pedido para que o SUS (Sistema Único de Saúde) troque de fornecedor foi feito ao MPPR (Ministério Público do Paraná). A mudança oferecerá segurança para que as mães meçam a glicemia dos filhos; todas elas recebem o equipamento do governo do estado. A 17ª Regional de Saúde orientou ainda para que elas entrassem em contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que ainda não deu retorno. 


Felippe Machado, secretário de saúde, disse que irá entrar com um pedido para que o fornecedor troque os equipamentos no município, já que a aquisição é feita através de um edital. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá