Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após polêmicas, livro 'O Avesso da Pele' será recolhido de escolas no Paraná

07/03/24 às 16:38 - Escrito por UOL
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria da Educação do Paraná determinou o recolhimento de exemplares do livro "O Avesso da Pele", do autor e colunista do UOL Jeferson Tenório. Os exemplares têm sido alvo de tentativa de censura por grupos bolsonaristas nos últimos dias por fazer parte da lista do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).


Vencedora do Prêmio Jabuti em 2021, a obra foi incluída no programa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).


Recolhimento foi determinado em ofício. O documento, assinado pelo diretor Anderfábio Oliveira dos Santos, determina que o Núcleo Regional de Educação faça a coleta dos livros nas instituições de ensino sob sua jurisdição. Ao UOL, a secretaria afirmou que o ofício foi assinado na segunda-feira (4).

Leia mais:

Imagem de destaque
RESGATE

Dois homens são presos após rapto de criança de nove meses em Foz do Iguaçu

Imagem de destaque
INCIDENTE

Caixa d'água da PEC cai sobre muro e acaba afetando abastecimento no local

Imagem de destaque
DENGUE

Cascavel registra duas novas mortes por dengue e chega a 21 no período epidemiológico

Imagem de destaque
ACHADO DE CADÁVER

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em Foz do Iguaçu


O livro premiado é do escritor e professor Jeferson Tenório, colunista do UOL. Na obra, ele retrata a história de um jovem negro que teve o pai, um professor de literatura também negro, morto pela polícia em Porto Alegre — o racismo e a violência são temas centrais da narrativa.


Período para a coleta dos livros vai até a próxima sexta-feira (8). O diretor argumenta que a recolha foi determinada "tendo em vista a necessidade e a importância da orientação de encaminhamentos pedagógicos a partir dos livros que fazem parte do Programa PNLD, com foco na construção das aprendizagens em cada uma das etapas de escolarização".


Obra passará por "análise pedagógica e posterior encaminhamentos", cita ofício. Não há mais informações sobre quem fará a análise, nem uma data para o fim dessa avaliação. O ofício ainda agradece a colaboração de todos e se coloca à disposição para demais esclarecimentos.


Ofício encaminhado pelo NRE de Curitiba foi compartilhado pelo autor nesta terça. A orientação no ofício, assinado pela chefe do NRE do município, é que os exemplares sejam colocados em envelopes ou caixas, com identificação da unidade escolar e a quantidade de livros devolvidos. O local de entrega, para este núcleo, é no setor pedagógico do próprio NRE de Curitiba.


'Medida necessária', diz secretaria


Em nota ao UOL, a Secretaria da Educação do Paraná declarou que o recolhimento dos livros "se faz necessário neste primeiro momento". Segundo a pasta, a análise do livro é necessária "fato de que, em determinados trechos, algumas expressões, jargões e descrição de cenas de sexo explícito utilizados podem ser considerados inadequados para exposição a menores de dezoito anos (janela etária da maioria dos alunos de ensino médio no Estado)".

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá