Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apucarana registra falta de testes de covid-19 na rede municipal de saúde

19/03/24 às 15:50 - Escrito por TN Online
siga o Tarobá News no Google News!

Moradores de Apucarana que estão procurando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de covid-19 estão voltando para casa sem saber se estão ou não com a doença. O motivo é a falta de testes disponíveis na rede municipal de saúde. O município argumenta que não está recebendo material suficiente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e, por isso, fará uma compra emergencial.


O coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica da AMS, Luciano Simplício Sobrinho, afirma que o número de testes enviados pela Sesa-PR caiu no início deste mês. “Foram poucos testes que chegaram e rapidamente já foram usados”, explica. O problema também é registrado no Centro de Saúde Infantil Sonho de Criança.


Por isso, a Prefeitura decidiu realizar por conta própria uma licitação. No entanto, Luciano assinala que a compra está demorando porque o produto está em falta no mercado nacional. “Recebi a informação que não estavam achando os testes (para comprar). Conseguiram agora achar um fornecedor”, assinala, observando que a compra e a chegada dos testes ainda vai demorar pelo menos mais 15 dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA

Clube das Mães unidas divulga 21 cursos profissionalizantes para o mês de maio

Imagem de destaque
BICHOS E DENGUE

Pais estão preocupados com mato alto em escolas municipais de Londrina

Imagem de destaque
REDUZIR ESPERA

Mutirão do INSS em Londrina atenderá 1.500 pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
NOVA REMESSA

Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná


O coordenador admite que a situação não é a ideal, porque o município acaba não tendo um controle real do número de casos, ainda mais com a chegada do outono. Segundo os dados disponíveis, Apucarana registrou 56 registros da doença em janeiro, 47 em fevereiro e 35 em março.


O chefe da 16ª RS, Marcos Costa, explica que a distribuição dos testes é feita pela Sesa-PR de acordo com o repasse feito pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, houve uma redução na quantidade enviada ao Paraná. Ele orienta os municípios a avaliarem a demanda de pacientes e, caso haja necessidade, realizar a aquisição dos testes por conta própria.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá