Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Arapongas amplia ensino de Libras aos servidores e prepara extensão ao comércio

15/02/23 às 18:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Arapongas está promovendo o projeto  “Libras: A comunicação está em suas mãos”, com o apoio do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL), para atender a Rede Municipal de Ensino e as demais secretarias. Em uma segunda etapa, também será oferecido aos trabalhadores do comércio, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA).


“O ensino de Libras vai estar disponível para todos os servidores municipais e, em breve, também aos interessados, tudo isso para fortalecer a inclusão em todos os setores”, disse o prefeito Sérgio Onofre.

Leia mais:

Imagem de destaque
APREENSÃO

Carreta que levava donativos de Cascavel ao RS é apreendida com drogas escondidas em pneu

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

Homem é preso por tráfico de drogas após fugir da PRF em Alto Paraíso

Imagem de destaque
SOCIALIZAÇÃO

CCI Norte promove Tarde Festiva para a comunidade idosa na segunda-feira

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Concurso para procurador do Município tem prazo de inscrição prorrogado

 

Apresentado em dezembro de 2022, o projeto consiste na aplicação de atividades específicas da linguagem gestual-visual, fomentando o aprendizado bilíngue. Todo o trabalho será desenvolvido por meio do Centro Municipal Especializado (Cemear), tendo como base o ensino de Libras no cotidiano dos alunos ouvintes como segunda língua, que será integrada como disciplina nas instituições de Ensino ainda no primeiro semestre de 2023. 


Para a aprendizagem em Libras, os estudantes ouvintes desenvolverão técnicas através de atividades práticas, com execução de sinais e acompanhamento de professores especializados, utilização de materiais didáticos - livros, apostilas, DVD’s, vídeos, dicionários digitais ou manuais. Visando atender de forma adequada a alfabetização em Libras dos alunos ouvintes, a proposta é desenvolver atividades educativas lúdicas, através de vídeos com histórias infantis, com tradução em Libras, além de outros métodos disciplinares.


A pedido do prefeito, a assessoria estuda um projeto que conceda benefício aos estabelecimentos comerciais que tiverem pelo menos um funcionário habilitado em Libras, podendo ser com desconto no ISS ou no IPTU.


Aula inaugural
No dia 06 de março, a Secretaria de Educação promoverá uma aula inaugural,  no Auditório Municipal (Rua das Garças, 750 – Centro), às 15h30.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá