Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Arapongas declara epidemia de dengue e Saúde amplia pontos de atendimento

13/03/24 às 16:50 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Como forma de atender a alta demanda e desafogar o fluxo de pessoas na UPA e no 24 Horas Alberto Esper Kallas, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, passa a partir desta quarta-feira (13),  a ampliar os locais de atendimentos direcionados aos pacientes que apresentam sintomas ou que estejam positivos para dengue. 


Ao todo, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) darão o suporte exclusivo, de segunda a sexta-feira, sempre no período da tarde: das 13h às 17h. Tal medida visa diminuir em 30% o movimento nos Pronto Atendimentos 24 Horas nos casos relacionados à dengue, priorizando a os atendimentos de urgência e emergência. 


“Com a crescente nos casos, a nossa rede da Atenção Básica vem para dar todo o suporte. Nossas UBS terão um período exclusivo para verificar os casos suspeitos e também monitoramento dos casos já confirmados.  O paciente ainda pode procurar os Pronto Atendimentos 24 Horas, mas as UBS’s mais próximas estão preparadas para atender esses pacientes”, orienta o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr. Ele ainda acrescenta que as demais UBS disponibilizarão diariamente de quatro a oito vagas para pacientes com quadro suspeito ou confirmados. “Isso dá maior celeridade no atendimento. Evitando longas demoras”, incluiu Paludetto. A medida de ampliação desses atendimentos nas UBS segue até o dia 15 de abril, podendo ser prorrogada de acordo com os boletins epidemiológicos emitidos por meio do Controle de Endemias. 

Leia mais:

Imagem de destaque
PARA 70 VAGAS

35 mil candidatos farão concurso público da prefeitura de Londrina neste domingo

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Público surdo tem atendimento especial no fórum eleitoral

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Chuva dá alivio aos produtores de milho do oeste do Paraná

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Engavetamento entre três veículos é registrado no centro de Cascavel


EPIDEMIA


Ainda nesta quarta-feira, 13, por meio do Controle de Endemias, foi divulgado o novo boletim epidemiológico. Os números mostram que Arapongas entrou em estado de epidemia de dengue. O município foi o último integrado à 16ª Regional de Saúde (RS) a declarar situação epidêmica. Conforme o novo boletim, de 03 a 09 de março, Arapongas contabiliza 1.945 notificações, sendo 674 casos positivos de dengue (609 autóctones – adquiridos dentro do próprio município) e 70 importados, 65 em investigação, outros 1.206 negativos e um óbito. 


O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reitera sobre as ações de combate ao mosquito, com uma força-tarefa intensificada. “Estamos intensificando as nossas frentes de trabalho contra a dengue. Seguimos com atuações em limpezas em fundos de vale, terrenos baldios, fiscalizações e outras intervenções. Reforçamos para que a população continue nos ajudando. Os números têm aumentado de maneira significativa. Precisamos de ação e muita união nesse momento”, pontua. 


No último dia 06, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, convocou servidores municipais de todas as secretarias para uma intensa ação de combate à dengue. Divididas em grupos e coordenadas por agentes de combate às endemias (ACE’s), as equipes percorrem locais estratégicos do município, entre eles aqueles com alta incidência de acúmulo de lixo. As ações seguem em execução.


DIA D NAS ESCOLAS


Como uma forma de envolver toda a sociedade, a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação irão desenvolver atividades do dia “D” de combate à dengue em todas as Escolas Municipais. O primeiro encontro será nesta quinta-feira, 14, às 15h, na Escola Municipal Getúlio Vargas, na Vila Sampaio. 

As UBS com período de atendimentos exclusivos para avaliação dos casos suspeitos ou confirmados de Dengue (Das 13h às 17h):


- UBS Águias - Endereço: Rua Bigua-una, s/n - Conj. São Carlos - Telefone: 3902-1201  
- UBS - Aricanduva - Endereço: Rua Caiapó, s/n – Aricanduva - Telefone: 3252-5114  
- UBS Bandeirantes - Endereço: Rua Mergulhador, 690 - Jd. Bandeirantes - Telefone: 3902-1205 
- UBS CAIC - Endereço: Rua Codornix, 153 – Jardim Lorena - Telefone: 3902-1209 
-  UBS Campinho - Endereço: Rua Tipiu, 1810 – Campinho - Telefone: 8406-0398 
- UBS Centauro - Endereço: Rua Mutum Poranga, 289 - Conj. Centauro - Telefone: 3902-1208  
- UBS Del Condor - Endereço: Rua Jacuguaçu, 88 - Conj. Del Condor - Telefone: 3902-1218  
- UBS Lori - Endereço: Rua Tucanos, 1810 - Centro - Telefone: 3902-1319  
- UBS Pombas - Endereço: Rua Pombas, 1137 – Centro - Telefone: 3902-1207  
- UBS Primavera - Endereço: Rua Vanaquia, 251 - Jd Aeroporto - Telefone: 3902-1152  
- UBS São João - Endereço: Rua Condor, 1859 - Vila São João - Telefone: 3902-1234 
-  UBS São Vicente - Endereço: Rua Tico-tico, 510 – Centro - Telefone: 3902-1228


As demais UBS’s não elencadas disponibilização de 4 a 8 vagas (por período) para atendimentos.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá