Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Café ganha melhorias para se tornar mais acessível às pessoas com deficiência

08/08/22 às 18:59 - Escrito por Redação Tarobá News

Uma das principais áreas esportivas e de lazer de Londrina, cartão postal da cidade, o Estádio do Café, na região norte, vem recebendo uma série de serviços de adequações e acessibilidade. O objetivo das obras, iniciadas em julho e realizadas pela Prefeitura de Londrina, é aprimorar as condições estruturais e visuais, fazendo com que este equipamento público se torne mais convidativo, seguro, confortável e amigável às pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Quem frequenta o estádio nos jogos do Londrina Esporte Clube (LEC) consegue observar algumas das mudanças já realizadas.


Todas as melhorias possibilitadas por essa iniciativa beneficiarão torcedores e visitantes do estádio que precisam de suporte, sejam cadeirantes ou pessoas que possuem mobilidade reduzida ou deficientes visuais. Para isso, a Prefeitura está investindo R$ 517.547,14 para executar as obras, realizadas pela empreiteira contratada, a Urban Green – Serviços Urbanísticos Eireli. O prazo de execução é de três meses, com previsão de término até 30 de setembro deste ano. Do valor total da obra, R$ 477.500,00 são provenientes do Ministério da Cidadania, viabilizado por emenda pelo então deputado Federal Boca Aberta em 2020.


Estão sendo feitas melhorias como nova sinalização, demarcação e pintura do piso principal do anel superior, onde há espaços exclusivos para cadeirantes, com novos guarda-corpos de proteção, piso tátil tipo alerta e identificação nos degraus. Após as reconfigurações, o estádio passará a contar com 260 vagas exclusivas para cadeirantes.


Também há a reconstituição e redistribuição dos corrimãos em aço nos pontos centrais de descida para as arquibancadas, incluindo escritos em braile, além da readequação estrutural em partes das escadas, o que incluí demolições e construção de novos degraus e sinalização luminosa.


Os serviços ainda abrangem implantação de novas placas (em alumínio e acrílico), adesivos e elementos de comunicação visual para a identificação dos novos dispositivos, incluindo áreas de circulação das escadas e sanitários.


O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, frisou que todos os trabalhos e atualizações promovidas por meio deste pacote estão sendo realizados conforme as normas solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, seguindo a legislação pertinente. “Estamos atuando para resolver alguns problemas de acessibilidade que hoje trazem dificuldades às pessoas com deficiência, facilitando a vida dos torcedores cadeirantes e com outras condições que necessitam de suporte especial”, comentou.


Nesse sentido, Oguido ressaltou que ambientes e dispositivos do Estádio do Café precisavam ser atualizados. “A obra segue todas as exigências e tudo está sendo feito com muito cuidado e carinho. Tudo isso ajudará muito para que possamos garantir um atendimento de maior qualidade e mais equilibrado no estádio, sendo que todos os espectadores merecem e devem ser tratados com igualdade. Os jogos agora serão momentos de mais tranquilidade, segurança e diversão para todos”, destacou.


Ainda segundo o presidente da FEL, a Prefeitura de Londrina tem a intenção de realizar uma segunda parte das obras de acessibilidade, que seria viabilizada por meio da abertura de outro processo licitatório, ainda sem definição. Os projetos incluiriam reforma e adequações dos banheiros do estádio, bem como em acentos da arquibancada coberta, entre outras ações.


Outras melhorias no Café


Durante 2022, o Estádio do Café recebeu diversas melhorias feitas pela Prefeitura de Londrina. Por meio de mobilizações integradas de força-tarefa, realizadas em diferentes etapas e envolvendo secretarias e órgãos municipais, esta praça esportiva e de lazer passou por mudanças importantes. “As ações contaram com empenho da FEL, CMTU, secretarias de Obras e do Ambiente (Sema), além da Londrina Iluminação (LI). Essa somatória de forças vem sendo muito importante para fazermos a manutenção e aprimorar as condições do nosso estádio”, disse.


Na área do gramado de futebol, onde são disputados os jogos, houve pintura no entorno, nos muros, portões e ferragens. Os bancos de reservas foram pintados, assim como os bancos onde ficam os vestiários, o mastro da bandeira e os mobiliários em volta do campo. Foi construído um novo muro na área de acesso da torcida visitante, como forma de aprimorar a entrada do público a este espaço.

Outros trabalhos foram a troca de portas dos vestiários e manutenção em outras portas e portões. O muro externo, na entrada da bilheteria principal, também recebeu pintura, e, além disso, houve serviços de capina, roçagem e limpeza nas partes interna e externa do estádio, que também ganhou reforço na sinalização. 


A parte hidráulica do estádio teve vazamentos solucionados, com reconstituição de tubulações, troca de torneiras e outros componentes em sanitários, vestiários e outros pontos. Além dos ajustes estruturais, as arquibancadas, banheiros e bares foram pintados. O estacionamento da torcida foi totalmente recapeado e sinalizado.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá