Cidade

Casos de furtos a cemitérios caem 55% entre 2021 e 2022 em Londrina

26 jan 2023 às 15:17

O número de furtos a cemitérios de Londrina caiu 55% entre 2021 e 2022. Segundo dados repassados pela Acesf ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), no ano passado foram registradas 12 ocorrências, enquanto que no ano anterior foram 27.


Para o superintende da autarquia, Péricles Deliberador, o resultado é reflexo do trabalho da Guarda Municipal (GM) e de melhorias na infraestrutura dos locais. Outro fator seria o fato de que familiares têm substituído as plaquinhas de metal dos túmulos, que são cobiçadas por vândalos, por outro tipo de material que não tem valor comercial.

 

No ano passado, a Prefeitura prometeu melhorar a segurança dos 13 cemitérios municipais com a instalação de alarmes e câmeras de video monitoramento, o que ainda não aconteceu. O projeto ficou para este ano, conforme Deliberador.


“Creio que se tudo for aprovado, logo logo teremos a licitação das câmeras municipais. As instalações serão iniciadas no cemitério São Pedro”, disse.

 

A população reclama também do estado de abandono da Capela Mortuária do Cemitério Padre Anchieta, localizada no Jardim IdealEnquanto o município combate os mocós em áreas particulares, a antiga sala está toda pichada, com não alto e depredado por marginais, que levaram toda a fiação.

 

A justificativa da Acesf é que o local deixou de ser utilizado justamente pela falta de segurança. A reforma do Cemitério Padre Anchieta está prestes a ser licitada e a obra deve ser realizada ainda este ano. O município estuda ainda a construção de uma capela dentro do cemitério. “Assim que tivermos essa definição, provavelmente construiremos uma nova dentro do Anchieta”, completou Deliberador.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá