Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CCI Oeste lança nova turma de EJA exclusiva para idosos; veja como se inscrever

21/05/24 às 21:37 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Idosos que residem em Londrina e não concluíram os estudos até o 5° ano do Ensino Fundamental têm mais uma oportunidade de obter sua formação escolar. O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Oeste está com vagas abertas para a nova turma vespertina da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que começou agora em maio. As aulas são realizada de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, e quem se matricular já pode começar a frequentar a turma imediatamente.


Para se inscrever nessa turma da EJA, basta entrar em contato com o CCI Oeste pelo telefone 3375-0334 ou comparecer na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. Os interessados podem ligar, também, para a Secretaria Municipal de Educação, no 3375-0215. Todos os alunos matriculados irão receber o uniforme padrão da rede municipal de ensino, assim como o kit de material escolar.


Além da nova turma no período da tarde, o CCI Oeste conta com uma turma de EJA pela manhã, assim como no CCI Leste. A inclusão da Educação de Jovens e Adultos no rol de atividades dos Centros de Convivência é possível graças à parceria entre as secretarias municipais do Idoso (SMI) e Educação (SMI).

Leia mais:

Imagem de destaque
EM OPERAÇÃO

PC-PR prende principal suspeito da "guerra do tráfico" em Apucarana

Imagem de destaque
AFIRMA ACESF

Inadimplência na Taxa de Manutenção de Cemitérios em Londrina Alcança 35%

Imagem de destaque
ENTRETENIMENTO

Câmara de Londrina debate regras do Plano Diretor para bares na cidade

Imagem de destaque
DURANTE A NOITE

Paciente foge de hospital em Apucarana com projétil alojado no quadril


Um dos primeiros alunos dessa nova turma da tarde no CCI Oeste é o aposentado Elvino Francelino Alves. Aos 78 anos, ele é alfabetizado, mas enfrenta dificuldades com a grafia, principalmente na letra cursiva. Foi até o CCI Oeste procurando um curso sobre o uso de smartphones e aproveitou para ingressar na EJA. “Moro bem próximo e nunca tinha vindo aqui. Cheguei para pegar uma aula de celular, mas já tinha terminado. Conversei com a professora e ela me convenceu a começar. E pretendo ficar, pelo menos até o final do ano, porque o meu objetivo é aprender a escrever. Ler e matemática dá para o gasto, agora a caligrafia é ruim demais”, confessou.


A professora Jéssica Aparecida Porfírio da Silva explicou que a turma da tarde é bem recente e há vagas para novos alunos. “Nossa turma da manhã está completa, todos os alunos frequentam e dificilmente faltam, vêm com seu material escolar e uniformizados. Eles amam. E à tarde estamos conversando, e depois que eles começam a vir, não querem nem faltar mais”, comemorou.


De acordo com a coordenadora do CCI Oeste, Rosely Sonoda Gomes, a demanda pelo ensino da EJA partiu dos próprios idosos que frequentam o CCI e não tiveram condições ou oportunidade de frequentar o ensino regular. “Passamos a ofertar essas turmas devido aos relatos dos idosos, falando sobre a dificuldade de estudar quando crianças por diversas razões e que, em outros momentos da vida, não puderam realizar o desejo de retornar ou iniciar os estudos”, contou.


A coordenadora da EJA na Secretaria Municipal de Educação, Dilcéia Cardoso de Lima, reforçou que a abertura da turma à tarde no CCI Oeste se deu pela procura de novos estudantes. Pela manhã, a turma já está preenchida, com nove alunos matriculados. “Pode participar qualquer pessoa idosa, que não sabe ler e escrever, ou que ainda não concluiu as séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. As aulas têm um currículo adaptado para atender as necessidades da pessoa adulta ou idosa, com temas voltados para este público”, explicou.


A Secretaria Municipal de Educação também oferta a Educação de Jovens e Adultos em mais de 30 unidades escolares distribuídas por toda cidade, incluindo área urbana e distritos. A relação completa pode ser acessada no Portal da Prefeitura.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá