Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CML aprova Projeto de LEI que aumenta piso salarial dos agentes de endemias

03/04/24 às 13:16 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Câmara de Londrina aprovou dois projetos de lei (PLs) voltados aos agentes de saúde e aos agentes de combate a endemias que atuam no município, na sessão desta terça-feira (2). Proposto pelo Executivo e aprovado em segundo turno, o PL nº 25/2024 trata da remuneração desses profissionais, garantindo o piso de dois salários mínimos estabelecido nacionalmente. Já o PL nº 215/2022, foi aprovado em primeiro turno, autoriza o Executivo a construir e/ou adequar espaços destinados aos agentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

O PL nº 25/2024 determina como vencimento básico da categoria o piso de dois salários mínimos (R$ 2.824,00), conforme prevê a Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022. Além disso, o projeto estabelece um ganho real de R$ 193,15 referente a complemento de salário. Conforme a proposta, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias serão reposicionados em tabela salarial específica, garantindo equivalência de vencimentos ou no nível superior mais próximo, sendo o valor mínimo aquele fixado pela Constituição Federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATRAVESSANDO A RUA

Menina de 8 anos é atropelada ao descer de van escolar em Apucarana

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Câmera registra atropelamento de criança na Rua Rio da Paz em Cascavel

Imagem de destaque
NA PR-340

Polícia Rodoviária Estadual apreende quase 600 litros de azeite proibido no país

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Criança fica ferida ao ser atropelada por HB20 na Rua Rio da Paz

 

De forma complementar, o projeto nº 215/2022, tem como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho para esses servidores, garantindo-lhes espaços adequados nas UBSs para que os agentes de endemias possam aquecer refeições, organizar materiais e descansar.

 

A votação dos PLs foi acompanhada pela presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (Sindacs), Ondna Rodrigues Macedo, que defendeu a importância do PL nº 215/2022. “Os agentes de saúde têm todo um trabalho fora da Unidade de Saúde e dentro da Unidade de Saúde, onde eles fazem todo o registro do trabalho deles. Então, eles precisam ter um espaço para alimentar o sistema. Com o que buscam na comunidade é que alimentam o sistema, para a criação de políticas públicas no Ministério da Saúde. Falando dos agentes de endemias, a situação é ainda mais precária, porque eles não fazem parte da Unidade de Saúde, eles ficam na rua. […] Eles precisam de um QG, onde tenham um banheiro, um lugar para esquentar a marmita que trazem de casa, uma água para tomar”, afirmou.

 

O PL foi aprovado em segunda discussão com 18 votos favoráveis. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá