Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CMTU será responsável por operar serviços de proteção e bem-estar animal

25/03/24 às 15:01 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) começará a operar os serviços de planejamento, estabelecimento, implantação e administração da Política Pública de Proteção e Defesa dos Animais em Londrina. As atribuições, que pertenciam à Sema (Secretaria do Ambiente),  foram transferidas ao órgão por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Marcelo Belinati em novembro de 2023.


Com a mudança, o objetivo da atual gestão é otimizar os trabalhos prestados à população nas áreas de atendimento clínico e emergencial a animais abandonados ou pertencentes à famílias de baixa renda; recolhimento e destinação ambientalmente adequada de carcaças em via pública; albergagem temporária de caninos e felinos; captura de bichos de grande porte soltos na área urbana; fiscalização contra maus tratos e administração de banco de rações.

Leia mais:

Imagem de destaque
MISTÉRIO

Esquadrão antibombas explode artefato deixado na Avenida Celso Garcia

Imagem de destaque
VALORIZANDO TRADIÇÕES

Apucarana participa da 2ª Exposição Riquezas do Vale do Ivaí, em Lunardelli

Imagem de destaque
CONVERSÃO PROIBIDA

Motoristas ficam feridos em acidente na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano

Imagem de destaque
ESTRUTURA DANIFICADA

Pontes do Igapó II são interditadas após Defesa Civil apontar risco de acidente


Estrutura - Sob a tutela da CMTU, parte das ações será desenvolvida através de empresa terceirizada. Ficará sob responsabilidade da contratada o resgate de animais de rua e o fornecimento de consultas, medicamentos, internação, cirurgias, exames laboratoriais, ultrassom e raio-x.


A fim de ampliar as ações de controle populacional de animais na cidade, que têm no Castramóvel sua principal ferramenta, a futura prestadora de serviço também deverá promover a castração química e cirúrgica de cães e gatos, além da microchipagem, do abrigamento e encaminhamento desses bichos para adoção, quando for o caso.


A contratada terá ainda de fazer o recolhimento de animais mortos na rua e a destinação dos corpos de acordo com as previsões do Código Ambiental de Londrina, bem como realizar a apreensão de equinos, bovinos, caprinos e ovinos que ameacem a segurança da população. Atropelamentos de cavalos, por exemplo, já foram a causa de diversos acidentes de trânsito, inclusive com mortes, no município.


Outra parcela das funções da Sema que agora está sob a guarda da CMTU será absorvida por assessores técnicos e funcionários de carreira da própria companhia, lotados na Diretoria de Operações. Serão duas coordenadorias, uma gerência e uma diretoria para dar conta das tarefas do setor relacionadas ao cuidado animal. Os servidores ficarão encarregados de fiscalizar a terceirizada, conferir denúncias de maus tratos e administrar o banco municipal de rações, que encaminha alimentos a ONGs, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade.


De acordo com o texto da Lei 13.663/2023, as despesas decorrentes da transferência de atribuições serão cobertas com dotação orçamentária específica, já constante na legislação orçamentária vigente, ficando o Chefe do Poder Executivo autorizado a abrir os créditos adicionais, se necessário.


Prazos - Em razão dos trâmites burocráticos o processo já está para ser publicado e os serviços estarão à disposição da população até o começo de maio, caso não haja nenhuma intercorrência no processo licitatório. A população será devidamente informada assim que toda a estrutura de atendimento estiver apta a começar a funcionar. No entanto, atividades como a fiscalização de maus tratos e a administração do banco municipal de rações, que incluirá nas próximas semanas o recadastramento das pessoas e entidades beneficiadas, já estão em curso.


Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, as novas atribuições incorporadas ao rol de competências da companhia denotam que o trabalho realizado até aqui tem sido feito a contento. “Com transparência, seriedade e compromisso com Londrina, temos nos consolidado, cada vez mais, como o grande prestador de serviço da administração direta e indireta. Atuamos nas áreas de trânsito, transporte, limpeza e embelezamento da cidade, ocupação de áreas públicas, poda de árvores, desobstrução de bueiros e, agora, também na proteção aos nossos animais. Tudo isso demonstra confiança em nosso trabalho”, afirma.


Enquanto a totalidade das ações previstas na Política Pública de Proteção e Defesa dos Animais ainda não está estruturada na CMTU, moradores que tiverem denúncias de maus tratos contra pets e outros bichos podem registrar os casos no portal da Prefeitura de Londrina. Informações sobre abandono, animais presos a correntes, desnutrição, possibilidade de transmissão de doenças e riscos de ataques podem ser repassadas no link portal.londrina.pr.gov.br/bem-estar-animal/denuncia-maus-tratos. Futuramente, os formulários estarão disponíveis no site da CMTU.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá