Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com presença de Lula, Enio Verri assume a direção-geral brasileira da Itaipu Binacional

16/03/23 às 12:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), a cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.


Verri foi indicado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo. Lula inclusive esteve presente na cerimônia de posse de Enio Verri, junto da primeira dama Janja e também do Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez e sua esposa. Em seu discurso, Verri destacou a importância da Itaipu para o Brasil e para o Paraguai.


"É um privilégio e uma enorme responsabilidade, dirigir uma empresa brasileira de tantas histórias. Estou muito orgulhoso de começar agora minha parte nessa história. A Itaipu não é uma mera geradora de energia, ela é muito mais, e antes de tudo é uma companhia de integração e colaboração", destacou Enio Verri.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS REUNIÃO

Conselho Superior do IFPR suspende calendário acadêmico em 1º de maio

Imagem de destaque
TRAVESSA BELO HORIZONTE

Justiça estipula prazo de 60 dias para demolição de barracão no centro

Imagem de destaque
NESTA QUINTA-FEIRA

CML discute projeto que proíbe o uso de veículos de tração animal em Londrina

Imagem de destaque
HOMEM DE 57 ANOS

Apucarana registra caso confirmado de febre do oropouche; saiba o que é


Quem também esteve presente na cerimônia foi o Governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana. Ele destacou em seu discurso os benefícios que a Itaipu tem trazido para o Paraná e desejou sorte para Enio Verri no comando da Itaipu Binacional.


O Ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, destacou que a energia limpa e renovável sempre será prioridade no Brasil. 


"Estamos começando a reconstruir o Brasil. Com muita união e trabalho duro, os resultados começam a aparecer e os pobres voltam a ter voz no país. Contem todos conosco, uniremos força para tornar realidade o sonho de todos os brasileiros que depositaram esperança no Brasil", afirmou Silveira.


Lula, em seu discurso brincou com a escolha de Enio para a direção da Itaipu, já que Verri é um homem de altura privilegiada.


"Quando comecei a como escolher o presidente de Itaipu, primeiro pensei em um grande homem, e quando olhei não tinha ninguém maior que ele no PT a ser indicado", comentou Lula.


Depois, o Presidente destacou o currículo de Enio Verri e destacou a atuação do agora diretor-geral da Itaipu, como deputado e como representante popular do Brasil.


"Uma coisa extremamente importante é ter em conta a relevância política de Itaipu. Hoje, nós não conseguiríamos construir Itaipu como foi feito lá em 1970. Naquele tempo não existia a compreensão climática que se existe hoje. Não existia a visão de conservar nosso planeta como existe hoje. Mas atualmente, temos que tirar proveito daquilo que foi construído pelo Paraguai e pelo Brasil. E isso representou uma união entre os dois países", destacou Lula. 


Logo após, Lula destacou a necessidade do fortalecimento do Mercosul e também a necessidade do novo tratado de Itaipu, onde ambos os países devem ser contemplados com as coisas conforme as necessidades de cada estado.


"Tenho certeza que o novo tratado, vai levar muito em conta a necessidade dos dois países e tenho certeza que o Brasil vai respeitar todos os direitos que o Paraguai tem com a Itaipu. Faremos um novo tratado que será muito benéfico para o desenvolvimento do Paraguai e do Brasil, e que será muito importante para a boa relação entre os países", explicou o Presidente.


"Ao Enio eu desejo toda a sorte a frente da Itaipu. A inclusive Itaipu é uma coisa muito curiosa. Ali você não está produzindo só energia, mas também muitos dólares", ressaltou o presidente.


Lula também lamentou o abandono da obra da Unila, e afirmou o compromisso de retomar a obra e reconstruir a Universidade que fica dentro da Itaipu.


"Vamos voltar a construir a Unila, para todos os estudantes, brasileiros, paraguaios, argentinos, uruguaios, colombianos, equatorianos, ou seja, todos os sulamericanos", ressaltou o Presidente.


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição:


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá