Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Cometa do Diabo' ficará visível neste domingo no Brasil: saiba o horário

21/04/24 às 14:46 - Escrito por UOL
siga o Tarobá News no Google News!

O cometa 12P/Pons-Brooks (Cometa do Diabo) terá maior visibilidade no Brasil neste domingo (21).

 

O fenômeno poderá ser observado no hemisfério sul a partir do dia 21 de abril, consequentemente, de todo o Brasil, quando atingirá a sua máxima aproximação ao sol. O momento é denominado cientificamente como periélio, de acordo com o Observatório Nacional.

Leia mais:

Imagem de destaque
CASA REVIRADA

Criminosos invadem, furtam chácara e roubam barco em Primeiro de Maio

Imagem de destaque
ASSUSTOU

Mulher perde o controle após se distrair com gato e bate carro na zona sul

Imagem de destaque
100% GRATUITO

Projeto Mega oferece curso para jovens empreendedores no Jardim Cristal

Imagem de destaque
FERIMENTOS LEVES

Motociclista fica ferido após colidir com carro na zona norte de Londrina

 

Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30. A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.

 

Dr. Filipe Monteiro, astrônomo e pós-doc do Observatório Nacional

 

Na região Norte, especialmente no Acre, a visibilidade do cometa seguirá até aproximadamente às 19h50, devido à localização do estado no extremo oeste do país.

No Nordeste, os observadores poderão avistar o 12P/Pons-Brooks entre 17h45 e 18h20.

No Rio de Janeiro, o cometa poderá ser observado até cerca de 18h20.

 

Devido à proximidade com a Linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste terão uma oportunidade melhor de observar o corpo celeste em uma altitude mais elevada antes das demais partes do Brasil.

 

O cometa vai estar bem baixo no céu. De acordo com a NASA, será possível observá-lo a 15° da linha do horizonte, na direção oeste.

 

Não é possível atestar se o cometa poderá ser visto a olho nu, dado que a intensidade do brilho desses objetos pode ser imprevisível. Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios.

 

O que é o Cometa do Diabo?

O 12P/Pons-Brooks - nome técnico - foi batizado desta forma por conta dos dois astrônomos que o observaram pela primeira vez: o francês Jean-Louis Pons (1812) e o britânico William Robert Brooks (1883).

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá