Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

“Cometa do diabo” que cospe gelo se aproxima da Terra e pode ficar visível

21/03/24 às 16:15 - Escrito por UOL
siga o Tarobá News no Google News!

Depois de se aproximar do Sol pela última vez na década de 1950, o cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como “cometa do diabo”, está mais uma vez a caminho do astro rei. Em sua trajetória, ele deve se aproximar bastante da Terra.


A boa notícia é que essa aproximação não oferece risco algum ao planeta, uma vez que o cometa ainda estará a uma distância segura de cerca de 1,5 unidade astronômica da Terra. Para comparação, o Sol está a uma unidade astronômica do planeta. 


Dessa forma, o “cometa do diabo” estará perto o suficiente para ser visto a olho nu (ou ao menos com a ajuda de um binóculo, sem necessidade de telescópios), mas distante o suficiente para não causar danos à Terra.

Leia mais:

Imagem de destaque
MISTÉRIO

Esquadrão antibombas explode artefato deixado na Avenida Celso Garcia

Imagem de destaque
VALORIZANDO TRADIÇÕES

Apucarana participa da 2ª Exposição Riquezas do Vale do Ivaí, em Lunardelli

Imagem de destaque
CONVERSÃO PROIBIDA

Motoristas ficam feridos em acidente na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano

Imagem de destaque
ESTRUTURA DANIFICADA

Pontes do Igapó II são interditadas após Defesa Civil apontar risco de acidente


Sobre o cometa 12P/Pons-Brooks


O cometa leva o nome do astrônomo que o observou pela primeira vez, em 1812: Jean-Louis Pons. Em geral, ele tem um núcleo criogênico, ou seja, composto por gelo, poeira, pequenas partículas rochosas e nuvens de gases.


Assim, quando a temperatura sobe e a pressão aumenta, o “cometa do diabo” tem pequenas explosões, em que libera nitrogênio e monóxido de carbono. Essas erupções possuem um formato próprio, um tanto alongado, que se assemelham a chifres. Dessa forma, rendeu o apelido de “cometa do diabo” ao astro.


Atividade e trajetória


Como é um cometa periódico, depois de mais de 70 anos o 12P está novamente a caminho do Sol. Em sua trajetória, irrompeu em novas explosões desde meados de outubro. Segundo Eliot Herman, astrônomo que acompanha sua atividade, no dia de Halloween ele brilhou quase 100 vezes.


Em abril, ele deve chegar ao periélio, que é o ponto mais próximo do astro rei. Depois, provavelmente no mês de junho, o cometa se aproximará da Terra. Especialistas estimam que ele deve chegar a uma velocidade de 232 milhões de quilômetros por hora nesse momento.


No entanto, como o Pons-Brooks tem órbita bastante inclinada, ele deve passar entre a Terra e o planeta Vênus. Por suas explosões, ele tende a ficar claro o suficiente para que observadores consigam enxergar sua passagem.


Por fim, “cometa do diabo” será lançado gravitacionalmente de volta ao sistema solar exterior. Lá, deve reiniciar sua volta ao redor do Sol, voltando a se aproximar da Terra apenas em 2095.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá