Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira os deputados com domicílio eleitoral em Cascavel que foram eleitos

03/10/22 às 10:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!
Quatro deputados estaduais eleitos no último domingo (03), tem domicilio eleitoral em Cascavel: Batatinha (MDB), Gugu Bueno (PSD), Professor Lemos (PT) e Marcio Pacheco (Republicanos). Como Federal em Cascavel, apenas Nelsinho Padovani (União Brasil), foi eleito.


Confira um histórico dos deputados:


Professor Lemos (PT)

- Foto: ALEP


Dos quatro estaduais eleitos, Lemos foi quem conseguiu a maior votação: 119.915 votos, representando 1,97% do eleitorado no estado. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MISTÉRIO

Esquadrão antibombas explode artefato deixado na Avenida Celso Garcia

Imagem de destaque
VALORIZANDO TRADIÇÕES

Apucarana participa da 2ª Exposição Riquezas do Vale do Ivaí, em Lunardelli

Imagem de destaque
CONVERSÃO PROIBIDA

Motoristas ficam feridos em acidente na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano

Imagem de destaque
ESTRUTURA DANIFICADA

Pontes do Igapó II são interditadas após Defesa Civil apontar risco de acidente


Histórico


Quando jovem ingressou nos movimentos sociais. Em Nova Aurora, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques, no Paraná, participou da Pastoral da Juventude Rural, foi líder estudantil, presidente de associação de agricultores, dirigente de associação de moradores, funcionário, professor e diretor de escola.


Filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) ao ingressar na rede estadual de ensino. Casou com a professora Tereza Lemos e mudou-se com a família para Cascavel. Lá foi eleito presidente do Núcleo Sindical da APP-Sindicato.


Em novembro de 1998, junto com sete companheiros, fez greve de fome dentro da Assembleia Legislativa do Paraná, contra um plano de carreira previsto pelo Governo do Estado e que acabaria com a carreira estatutária dos professores. Na época, o chamado Pladep não foi implantado.


Por duas gestões foi eleito presidente da APP-Sindicato e trabalhou em importantes conquistas para a carreira de professores e funcionários de escola. Atuou também no Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e coordenou o Fórum dos Servidores Públicos do Estado por seis anos.


Em 2009, exerceu o primeiro mandato de deputado estadual. Desde então, Lemos é presença frequente na Assembleia Legislativa.


Batatinha (MDB)

- Foto: Reprodução/Redes Sociais


Batatinha teve 47.310 votos, que representa 0,78% do eleitorado do Paraná. 


Histórico


Nascido em Nova Aurora (PR), em 03 de janeiro de 1971, o Batatinha é filho de Venâncio Luiz de Souza e Antonieta Costa de Souza. Teve uma infância difícil, de muita luta. Ainda muito cedo, com 10 anos de idade, começou a trabalhar, vendendo pudim para ajudar a família. Também pequeno se dedicava auxiliando o pai no serviço braçal, fazendo poço e fossa.


Na adolescência, Batatinha trabalhou como catador de algodão, bicicleteiro, engraxate e metalúrgico. Aos 17 anos, resolveu arriscar e saiu de casa indo para São Paulo, onde trabalhou como vendedor em uma loja de calçados até conseguir um estágio na Rádio Capital em São Paulo, como auxiliar de discotecário. Ficou 2 anos e meio na capital paulista!


Na volta para Nova Aurora, começou a surgir o lado artístico de Oziel Luiz, fruto da sua experiência em São Paulo. O jovem Oziel começou a realizar alguns trabalhos como humorista, cantor, fazendo animações em festas de comunidade. Seu jeito simples, sua capacidade de comunicação e sua dedicação fizeram a diferença!


Em 1987, um novo marco na vida de Batatinha, com o início do seu trabalho na Rádio Club AM, de Nova Aurora. Oziel iniciou exercendo a função de vigilante noturno, enquanto sua esposa era zeladora da rádio. Em setembro daquele mesmo ano, surgiu a oportunidade de atuar como sonoplasta (operador de áudio) e logo depois Oziel alcançava o cargo de locutor sertanejo, repórter esportivo e, por fim, repórter em programa policial, função em que permaneceu por 8 anos.


Em 1997, recebeu do então deputado estadual, Tiago de Amorim Novaes (in memorian) o convite para trabalhar na Rádio Colméia de Cascavel. Sem um tostão no bolso, Batatinha pegou carona em um ‘fusquinha’ azul e desembarcou em Cascavel. Permaneceu na emissora por 10 anos trabalhando como repórter policial no programa “A Verdade”.


Com seu sucesso, humildade e generosidade no ano de 2000, Batatinha recebeu convite do diretor de jornalismo da TV Tarobá, Paulo Martins, para trabalhar como repórter no departamento de jornalismo da emissora. Tornou-se destaque nos telejornais com várias reportagens de repercussão nacional.


A carreira de Batatinha avançou e, em 2002, iniciou sua atuação como apresentador do programa Tempo Quente. Desde então, desenvolve um trabalho social muito forte, ajudando os que mais precisam. Esse cuidado com o próximo tornou o Tempo Quente o “Programa do Povo”. A voz que ajuda, também cobra. Batatinha é um defensor implacável da comunidade, doa a quem doer.


Gugu Bueno (PSD)

- Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC


Logo depois vem Gugu Bueno, que teve 44.852 votos, representando 0,74% do eleitorado paranaense. 


Histórico


Aldino Jorge Bueno, Gugu Bueno, nasceu em Cascavel, no Oeste do Estado. É casado com a Daniela e pai do Enzo e do Pietro. Advogado, formado pela Universidade Paranaense, concluiu MBA em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes na Universidade Pitágoras Unopar.


Gugu Bueno assumiu o mandato de vereador do município de Cascavel pela primeira vez no ano de 2010. Foi o vereador mais jovem da história da cidade ao assumir a presidência da Câmara, realizando dois mandatos consecutivos no comando da Mesa Diretora. No ano de 2018 assumiu como prefeito interino do município de Cascavel.


Sua administração à frente da Câmara Municipal foi marcada por uma gestão eficiente e transparente, resultando na maior devolução de recursos aos cofres públicos municipais da história da cidade de Cascavel. Teve todas as suas contas aprovadas sem ressalvas, fato inédito até então, pelo Tribunal de Contas do Paraná.


Em 2019, a convite do governador Carlos Massa Ratinho Junior, assumiu a Superintendência de Articulação Regional da Casa Civil do Governo do Estado com a missão de aproximar as ações do governo com os municípios do interior do Paraná. Função exercida até o mês de julho de 2020, quando tomou posse no cargo de deputado estadual.


Gugu vai para seu segundo mandato como deputado estadual no Paraná.


Marcio Pacheco (Republicanos)

- Foto: ALEP


Marcio Pacheco conquistou 36.423 votos,  0,60% dos eleitores do Paraná.


Histórico


Marcio Pacheco é Policial Federal, casado com Silvana Pacheco, com quem tem três filhos: Rangel, Mariana e Theo.  Pacheco cresceu em Ubiratã trabalhando na roça. Na juventude, foi auxiliar de marceneiro, office boy e carteiro estagiário. Em 1997, ingressou na Polícia Militar onde permaneceu por mais de dez anos e em 2007, tomou posse como Policial Federal.


Pacheco ingressou na Política em 2012, quando foi eleito vereador. Já no início do mandato, em 2013, tornou-se presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel. Em 2014, elegeu-se deputado estadual com 24.855 votos. Em 2018, foi reeleito com 39.323 votos - um aumento de mais de 60%. Na Assembleia Legislativa do Paraná é vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.


As principais atuações de Pacheco são em defesa dos valores e princípios cristãos, atenção e apoio às entidades ligadas a causas sociais como: o auxílio de pessoas com Autismo, Síndrome de Down, outras deficiências, dependência química e deformidades labiopalatais.

Padovani (União Brasil)


Único deputado federal eleito na cidade, Nelsinho Padovani teve 57.185 votos.


Histórico


Padovani nasceu em Cascavel, há 44 anos, e desde a adolescência trabalhou nos negócios da família nas áreas de revenda de máquinas agrícolas, empreendimentos imobiliários e agronegócio. 


Exerceu diversas atividades, como office-boy, vendedor e chefe de oficina. O setor produtivo, com a geração de emprego e renda, é onde aplica os conhecimentos e experiência, aprendendo cada dia mais um pouco. 


Ele é formado em Administração, pós-graduado em Fertilidade do Solo e tem especialização em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi vereador em Cascavel entre 2009 e 2012. é casado com Giovana desde os 23 anos e tem dois filhos, Ana e Greco. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá