Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Crescem as notificações relacionadas à dengue em Londrina; confira

06/05/23 às 13:25 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

As notificações relacionadas à dengue subiram para 38.053 nesta semana, 6.332 a mais que no boletim da semana passada, que apontava 31.731 notificações. A Secretaria  Municipal de Saúde (SMS) de Londrina informa que o número de casos confirmados e descartados não foi divulgado no novo Boletim Epidemiológico devido à instabilidade nos sistemas de dados do Ministério da Saúde (MS).


“Nesta semana não conseguimos baixar banco de dados do Sinan Dengue, motivo pelo qual não teremos como atualizar o boletim.  Os dados que conseguimos atualizar são referentes ao número de notificações e óbitos”, esclareceu o secretário de Saúde, Felippe Machado. Com relação aos óbitos, a SMS informou que houve duas novas mortes em decorrência da dengue. As vítimas são duas mulheres, uma tinha 90 anos e comorbidades, outra 86 anos e comorbidades. A Prefeitura de Londrina prossegue com a ações de combate à dengue.


Nesta semana, as equipes de Endemias farão atendimento de casos suspeitos de arboviroses, realizando busca de novos sintomáticos e eliminações de possíveis criadouros, bem como vistorias em imóveis classificados com pontos estratégicos. Haverá, também, atendimento às denúncias feitas por munícipes via 0800 e ouvidoria. As equipes farão o monitoramento através de armadilhas ovitrampas, mutirões educativos e limpeza de imóveis críticos, intensificação de atividades em bairros com alta incidência de casos suspeitos de aboviroses, atividades de levantamento de índices entomológicos e atendimento de imóveis em poder de imobiliárias e/ou particular.

Leia mais:

Imagem de destaque
OPERAÇÃO DA PCPR

Três suspeitos de envolvimento em furtos e roubos são presos em Londrina

Imagem de destaque
NO DIA 4 DE MAIO

Entidades de Apucarana planejam ações no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Imagem de destaque
RISCO DE ACIDENTES

Mato alto atrapalha visibilidade de motoristas na marginal da PR-445 em Cambé

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Donos não conseguem regularizar chácaras e podem receber multas milionárias


Ações educativas, como palestras nas escolas, empresas e com sociedade civil organizada, e ações com uso de armadilhas para reduzir a densidade populacional do vetor, também integram o combate à dengue em Londrina.


Orientações – A SMS orienta que cada família dedique, pelo menos, 15 minutos de seu tempo, uma vez por semana, para vistoriar sua casa e quintal, verificando se há objetos que podem acumular água. Os itens devem ser removidos e descartados em sacos plásticos para a coleta seletiva ou para o recolhimento pelo caminhão de lixo. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão das doenças provocadas pelo Aedes, como a dengue, zika e chikungunya.


A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Disque Dengue, por meio do número gratuito 0800-400-1893, para que a população possa fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, como terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Também é possível denunciar por meio do endereço eletrônico https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias, a qualquer hora.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá