Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cultura: Cascavel recebe oficinas gratuitas de arte e cidadania

28/11/23 às 08:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A cidade de Cascavel recebe as ações do projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida. As atividades começaram ontem (27) e serão realizadas com estudantes do Colégio Estadual Wilson Joffre até esta terça-feira (28). Os alunos irão participar de oficina de pintura com a artista plástica Janete Mehl, oficina sobre a importância da cultura da preservação do patrimônio com a restauradora Tatiana Zanelatto e oficina de improviso com os atores da Trupe da Saúde. Os estudantes ainda terão a oportunidade de participar da confecção de uma arte com a artista e ilustradora Mônica Ishiba.


Em sua quarta edição, o Fazendo Arte também contará com a ação afetiva da Trupe da Saúde com familiares e pacientes em um hospital público da cidade. Ao final do projeto, o Município ganhará uma obra de arte da artista Janete Mehl, que será instalada em espaço público definido pela Prefeitura de Cascavel e um mural de Mônica Ishiba.


O projeto é realizada pela ONG Unicultura e a Trento Edições Culturais. A iniciativa pretende despertar nos alunos de escolas públicas dos municípios a importância da consciência histórica e com ela prevenir a propagação da depredação e o vandalismo de bens culturais tombados. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CRÉDITO SUPLEMENTAR

Liberação de verbas para secretarias serão usadas onde?

Imagem de destaque
LIXO

Terreno cheio de lixo e tomado pelo matagal gera alerta em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Vídeo mostra ação de homem realizando furto em Castro

Imagem de destaque
POLICIAL

PF deflagra Operação Fronteira Seca contra os crimes de contrabando e descaminho


Para isso, o projeto realiza oficinas de arte com sensibilização estética e educação patrimonial. As atividades de conservação e restauro e artes plásticas são ministradas pela artista plástica Janete Mehl e pela especialista em conservação e restauração de monumentos históricos arquitetônicos, Tatiana Zanelatto Domingues. Com curadoria de Élisson Silva, o projeto também prevê a criação de murais em escolas públicas com a participação de artistas plásticos e a comunidade de alunos locais.

 
O Fazendo Arte, Tecendo a Vida é viabilizado por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução com patrocínio da Greca Asfalto, Worker, Fertipar, LAR, Berneck, BR Fértil, Random – Rodoparaná, Timber, Saporiti, Yticon, Frimesa, Sysmex e Itambé.


Oficinas na escola: Hoje (28):


12h50 - Chegada da equipe na escola 


13h10 - AULA 01
Oficina Trupe (T-01)
Oficina Tati (T-02)


14h - AULA 02
Oficina Trupe (T-02) 
Oficina Tati (T-01)
Oficina Janete (T-03)


14h50 - AULA 03
Oficina Trupe (T-03) 
Oficina Janete (T-01)
Oficina Monica (T-02)


15h40 às 15h55 INTERVALO


15h55 - AULA 04
Oficina Tati (T-03)
Oficina Janete (T-02)
Oficina Monica (T-01)


16h45 - AULA 05
Oficina Monica (T-03)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá