Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Curso profissionalizante na área da gastronomia é oferecido gratuitamente

25/03/24 às 18:29 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O sonho de empreender está mais próximo para Carlos Fábio. Morador do Jardim das Flores, ele é aluno da primeira turma da “Cozinha Escola – Qualificando para o bem”, que funciona junto ao Centro da Juventude Alex Mazaron, em uma iniciativa da Prefeitura de Apucarana, através das secretarias da Assistência Social e da Agricultura, e que será cenário de cursos profissionalizantes na área da gastronomia.


O treinamento inaugural, que teve início nesta segunda-feira (25/03) e segue até a próxima semana, em um total de 15 horas/aula, é em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e visa capacitar novos profissionais especializados no preparo de massas, recheios e molhos. Um dos mais participativos, Carlos Fábio conta que a oportunidade oferecida pela prefeitura de forma gratuita abre caminho para a realização de um sonho. “Um curso muito bom. Ensina a gente a fazer o preparo de pizzas, molhos e recheios. No primeiro dia a instrutora já chamou a gente para colocar a mão na massa, tive a oportunidade de fazer o molho. Estou bastante otimista, vou abrir uma pizzaria “delivery” na cidade e pra mim esse curso vai ser de muita utilidade. A instrutora tem muito conhecimento e estou absorvendo ao máximo para colocar em prática”, disse Carlos Fábio.


A instrutora do Senac, Mônica Vermelho, elogiou a estrutura da cozinha-escola, um projeto da prefeitura viabilizado via convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). “Uma honra poder estrear essa cozinha maravilhosa, toda de inox. Achei bem bonita e bastante funcional para trabalhar. Também conta com um design que privilegia a parte de higiene e segurança alimentar, uma estrutura muito boa para o desenvolvimento dos cursos profissionalizantes”, disse a instrutora.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRABANDO

Operações com Cães BPRv apreende carros carregados com cigarros eletrônicos em Floresta

Imagem de destaque
POLICIAL

BPFRON prende dois homens por falsificação em distrito de Umuarama

Imagem de destaque
DETIDO

BPFRON captura suspeito com Mandado de Prisão em aberto em Guaíra

Imagem de destaque
POLICIAL

Carreta carregada com cocaína é apreendida pela Polícia Civil em Foz do Iguaçu


Com relação ao conteúdo do primeiro curso do projeto, Mônica Vermelho acentuou que os alunos terão contato teórico e prático de todas as etapas de preparação de massas (pizza, calzone, focaccia) salgadas e doces, recheios e molhos diversos, e bordas recheadas. “Daqui todos vão sair com uma base muito boa para o ingresso no mercado de trabalho”, disse a instrutora.


Entre uma orientação culinária e outra, Mônica gosta de repassar conhecimentos históricos e segredos de preparo absorvidos através de experiência adquirida em anos de instrução. “Neste primeiro dia abordei com os alunos sobre a origem desta delícia gastronômica. Eles estão aprendendo a fazer, nada mais natural que saibam sobre sua história. A gente sabe, por exemplo, a pizza napolitana, originária de Napoli, que é a mais consumida e hoje é um patrimônio cultural, digamos assim, da Itália. No Brasil, a mais consumida é a de calabresa e, um dos países que mais consomem pizza, é os Estados Unidos”, ilustrou a instrutora do Senac.

Vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social, a cozinha-escola foi idealizada para capacitações gratuitas direcionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente de mulheres na condição de chefe de família ou vítimas de violência. Inaugurada em fevereiro pelo prefeito Júnior da Femac, ocupa área do antigo refeitório do Centro da Juventude e conta com geladeira, mini câmara fria, modeladora de pães, cilindro laminador, fornos, fogões, pia de assepsia, purificadores de água, microondas e mesas em inox.


Entre as obras de reforma do espaço, até então utilizado como refeitório, aquisição de equipamentos e contratação dos primeiros cursos de qualificação, o investimento é de R$ 326 mil. “Um espaço dedicado ao ensino de gastronomia e confeitaria, proporcionando uma alternativa para iniciar geração de renda e enriquecer currículos para o mercado de trabalho”, destaca Jossuela Pirelli, secretária Municipal da Assistência Social.


O prefeito Júnior da Femac salienta que a escolha do local para instalação da cozinha-escola foi estratégico, uma vez que nos últimos cinco anos uma série de atividades passou a ser integrada ao Centro da Juventude, que se tornou naturalmente um centro de serviços à população. “Além dos diversos programas direcionados aos nossos jovens, temos a hidroginástica, as atividades da Secretaria de Esportes, da assistência social. E com o crescimento da demanda já havia a necessidade de melhorias do refeitório e então veio esta oportunidade de trazermos a cozinha-escola, em parceria com o Governo do Paraná. Certamente, a partir das capacitações que têm início nesta semana muitas histórias de superação e sucesso serão concretizadas”, disse o prefeito Júnior da Femac.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá