Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Depois de 10 anos, obra da ala materno infantil é oficialmente inaugurada

05/04/24 às 13:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A nova ala Materno/Infantil do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), nomeada de Elvira Feiten Franz, foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira,  05 de abril. A solenidade contou com a presença de representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); direções à frente do HUOP; Secretário de Saúde do estado do Paraná, Beto Preto; representantes da família da homenageada Elvira Feiten Franz, além de autoridades da saúde regional.


Para o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, este é um momento importante para todo o estado “essa obra estava parada, tivemos um trabalho de várias mãos, que vai ser uma retaguarda fantástica para toda macrorregião. O HUOP merece toda a atenção pelo que fez durante a pandemia e por isso a entrega chega com tanta felicidade. Em nome do governador Ratinho Júnior viemos celebrar a abertura da maternidade”.

 

Leia mais:

Imagem de destaque
NO IATE E ZERÃO

Bafo Quente promove festa de Carnaval em Londrina nesta terça e quarta-feira

Imagem de destaque
NOVOS PRAZOS

Secretário explica demora na publicação da Rua Itajaí e entrega de CC Vila Nova

Imagem de destaque
INSEGURANÇA

Câmeras de monitoramento flagram furtos em casas da aeronáutica em Londrina

Imagem de destaque
CONFIRA CALENDÁRIO

Quase R$ 103 mi serão injetados em Londrina com antecipação do 13º do aposentado

Estrutura


Com um total de 5.127,54 metros quadrados construídos, a nova ala possui três andares e toda a estrutura médica e clínica, totalizando 70 leitos adultos e 98 berços (incluindo de UCI e UTI), em um investimento total de R$: 19.070.703,87 (Dezenove milhões, setenta mil, setecentos e três reais e oitenta e sete centavos).  A apresentação oficial do novo prédio acontece agora, porém a utilização geral será escalonada. O segundo piso, local onde estão os leitos, já está funcionando desde o último trimestre de 2023, agora após a cerimônia de inauguração, gradativamente térreo e primeiro pavimento recebem toda esterilização necessária e preparação dos ambientes para entrar em funcionamento em breve.


O reitor da Unioeste, Alexandre Webber comemora a parceria entre Instituição e Estado, ressaltando a importância dessa data para o Huop "Essa é uma conquista significativa para toda a nossa região, representando a última obra concluída em nossa universidade. A ala já está à disposição da população, pois transferimos a maternidade para ampliar os leitos no nosso Hospital Universitário. Essa mudança no centro obstétrico e nas UTI's certamente proporcionará uma condição muito melhor para as gestantes que precisam estar ali. Além disso, é uma melhoria essencial para os nossos profissionais que atuam com extrema dedicação. O Hospital Universitário agora se consolida como uma grande maternidade, oferecendo excelência nos atendimentos," finalizou Webber.


Para o vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, a inauguração desse novo espaço gera grande satisfação, pois estão entregando essa estrutura à sociedade “É um momento importante para a Unioeste e para o Hospital Universitário. Estamos entregando para a sociedade mais essa estrutura, que vai permitir que tenhamos a possibilidade de prestar serviços ainda melhores. Somos referência na área de atendimento às mãezinhas e aos nossos bebês, e agora, com essa estrutura, atenderemos ainda melhor. É uma grata satisfação estarmos entregando essa estrutura à sociedade," finalizou o vice-reitor.


O diretor geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), Rafael Muniz de Oliveira, ressalta que esta é uma obra aguardada há anos por todos na macrorregião “A construção da ala materno infantil começou há anos, ficou paralisada em gestões e governo anteriores. No entanto, com bastante trabalho foi possível retomar o projeto junto à gestão do governador Ratinho Jr e do Secretário de Saúde do Estado, Beto Preto. A inauguração da unidade é um momento de alegria e satisfação, e a equipe está comprometida em garantir que ela funcione efetivamente para atender às necessidades das gestantes e suas famílias. Parabéns a todos os envolvidos por esse importante marco na saúde da região Sudoeste e Oeste do estado do Paraná. Sabemos do papel do hospital público que é crucial, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS)”. 


O HUOP garante o acesso à saúde para a população de 94 municípios com cerca de 2 milhões de habitantes. Para Sara Trecossi, diretora de enfermagem do HUOP, esse novo espaço é a concretização de um sonho após muito empenho e trabalho de todos, sendo um marco na história da Instituição “É a materialização do sonho de muitos anos, além de fruto do intenso trabalho conjunto. Esse novo espaço virá para dar um local de atendimento digno para nossas mulheres e seus bebês. Sou mulher, mãe e sei da importância de um bom atendimento no momento pré-parto, parto e puerpério. Ser assistida por uma equipe preparada para toda e qualquer intercorrência e estar acomodada em um ambiente acolhedor trará a segurança que essa mulher precisa nesse momento tão peculiar e especial de sua vida. Toda nossa equipe de Enfermagem que trabalha com a atenção materno infantil almeja esse novo espaço há muitos anos e por isso estamos entusiasmados em saber que o tão sonhado 'espaço adequado e digno' agora é uma realidade” finalizou Sara.


O engenheiro civil responsável pela retomada do projeto, Paulo Henrique Gris, ressalta que o projeto ficou muito tempo parado e exposto às ações naturais do tempo. "Essa obra teve início no final de 2014 para começo de 2015 e paralisou de vez em 2018, ficando exposto as ações do tempo. Assumimos o projeto no segundo semestre de 2022 e nosso maior desafio foi buscar entender o que era proposto na época e adaptar para a nova realidade do HUOP. Tivemos algumas dificuldades na retomada da obra como o registro do furto de fiação na estrutura física, o que levou mais tempo para acertar todos os detalhes, testes foram realizados e ainda vão ser feitos com a mudança para o novo espaço visto a garantia de obra. Por isso, a materno está sendo inaugurada de forma oficial neste primeiro trimestre de 2024”, finalizou Gris.


Homenagem

 

O nome escolhido para a ala é o da enfermeira e parteira, servidora pública estadual, Elvira Feiten Franz, que fez história em Cascavel em um trabalho voltado às gestantes e lactantes. Elvira faleceu em 1978, mas seu nome é referência em atendimento materno-infantil até hoje entre profissionais da saúde.

 

Elvira ficou conhecida como servidora do bem e mulher à frente do seu tempo. Sua história inspira muitas pessoas que se dedicam a essa profissão que é cuidar do próximo. A filha de Elvira, Dona Maria Rita Sarolli aos 91 anos participou da cerimônia e falou da felicidade que é acompanhar esse momento  “Ela fez tanto por Cascavel, o primeiro posto de saúde. Eu me lembro de como ela sempre cuidava das pessoas. Achei maravilhoso que Cascavel lembrou dela”.


Números do HUOP


O HUOP é conhecido como o hospital amigo da criança com referência em partos e atendimentos nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Por mês, são registrados  mais de 300 nascimentos na Instituição, todos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).


A unidade agora está completa e é dedicada à maternidade e à saúde infantil.


A nova maternidade inclui:


- Leitos da Maternidade no pós-parto: Esses leitos são essenciais para o cuidado das mães após o parto.

- Ampliação do centro obstétrico: Agora, o centro obstétrico conta com 14 leitos e atende a um grande número de pacientes, tanto antes quanto depois do parto.

- Unidades de cuidados intermediários: Isso inclui as áreas de cuidados neonatais e cuidados intermediários para bebês. Essas unidades são fundamentais para atender às necessidades específicas dos recém-nascidos e suas famílias.

- Ao todo são 70 leitos adultos e 98 berços.

 

Nascimentos


Nos três primeiros meses de 2024, foram contabilizados até o momento mais de 1000 nascimentos. Em 2023, foram registrados 4.056, em 2022 o número ficou em 3.978 nascimentos e em 2021.


Atendimentos no Centro Obstétrico


Os registros de atendimentos e consultas realizados pelo Centro Obstétrico, de 01/01/2024 até 04/04/2024, totalizam 4.335 pelo setor.


Em janeiro, foram contabilizados 1.398 atendimentos. No mês de fevereiro, 1.475 pacientes foram atendidos pelo setor e, em março de 2024, somaram-se 1.264 atendimentos/consultas.


Todos esses dados evidenciam a importância do maior hospital público para as regiões Sudoeste e Oeste, que estão em constante crescimento. O HUOP é um gigante que faz parte de inúmeras histórias de vida, oferecendo tudo de forma gratuita, com atendimento de excelência e qualidade. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá