Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dezembro Verde: Sema realiza combate ao abandono e maus-tratos aos animais

06/12/22 às 19:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em comemoração ao Dezembro Verde, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) vai realizar, nesta quarta-feira (7), uma ação para conscientizar a população de Londrina sobre o combate ao abandono e maus-tratos aos animais. O evento será na Travessa Padre Eugênio Herter, das 9h às 15h, ao lado da Catedral Metropolitana.


A atividade terá a presença especial da cadela Flor, acolhida pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) da Sema após ser encontrada em situação de maus-tratos – e que está disponível para adoção. Serão desenvolvidas atividades para crianças na Biblioteca Móvel Ambiental, e haverá orientação para as pessoas que passarem pelo local, com distribuição de material educativo sobre a temática da campanha.


Os maus-tratos a animais são crimes previstos na Lei Municipal nº 19.992/2019 e na Lei Federal nº 14.064/2020, que penalizam o infrator com penas que varia de dois a cinco anos de prisão. Mais do que sofrer agressão física, são considerados em situação de maus-tratos os animais que não recebem cuidados básicos e estão sem acesso a alimento, água ou proteção de sol e chuva; que vivem soltos nas ruas, dentre outros casos.

Leia mais:

Imagem de destaque
VALORIZANDO TRADIÇÕES

Apucarana participa da 2ª Exposição Riquezas do Vale do Ivaí, em Lunardelli

Imagem de destaque
CONVERSÃO PROIBIDA

Motoristas ficam feridos em acidente na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano

Imagem de destaque
ESTRUTURA DANIFICADA

Pontes do Igapó II são interditadas após Defesa Civil apontar risco de acidente

Imagem de destaque
12 VOTOS CONTRÁRIOS

Câmara Municipal rejeita projeto de lei que proíbe carroças em Londrina


O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, destacou a importância das ações em prol da campanha Dezembro Verde. “O objetivo é conscientizar a população em geral sobre o abandono e maus tratos. O foco é que, durante o mês, essas ações realizadas pela Sema tragam mais informações para aqueles que possuam animais sob sua guarda”, declarou.


A gerente de Educação Ambiental, Lidiani Isidoro, contou porque nessa época do ano é ainda mais propício sensibilizar a comunidade para que não reproduzam maus-tratos contra os animais. “Nesse período do ano os casos de abandono são mais recorrentes. Isso acontece porque muitas pessoas vão viajar e deixam os animais sem cuidados ou soltos na rua, o que é considerado crime. Por isso é necessário conversarmos sobre o tema e orientar a população”, explicou.


Como denunciar – O site da Prefeitura de Londrina disponibiliza um canal para denúncias anônimas de maus-tratos contra animais. Trata-se de um formulário eletrônico, publicado na página da Diretoria de Bem-Estar Animal da SEMA.


Ao preencher o formulário, é preciso fornecer os dados com exatidão, incluindo os dados do denunciante – que não serão divulgados. E caso tenha fotos que comprovem a denúncia, há um campo para anexar os arquivos.


Após receber a denúncia, a equipe da Sema vai até o endereço informado para averiguar as informações, em um prazo médio que varia de dois a três dias.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá