Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Eficiência e planejamento elevam arrecadação sem aumentar impostos

27/01/23 às 09:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nos últimos seis anos, o Município de Cascavel manteve sem aumento a alíquota dos impostos municipais, apenas fez a correção inflacionária, que é obrigatória. Em alguns casos, houve desoneração de tributos, como aconteceu com o ITBI em 2021, quando uma campanha reduziu pela metade o valor do imposto.

 

Mesmo assim, no ano passado houve crescimento de 21,75% na arrecadação tributária própria.

Leia mais:

Imagem de destaque
CORNÉLIO PROCÓPIO

Policial de 23 anos morre em acidente entre dois carros na BR-369

Imagem de destaque
JOÃO CÂNDIDO

Caminhonete colide contra poste de sinalização no Centro de Londrina

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

 

O prefeito Leonaldo Paranhos lembra que o Município de Cascavel inicia o mês de janeiro sabendo que até dezembro terá que honrar com despesas de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. “Nosso desafio é arrecadar esse dinheiro. Então a Secretaria de Finanças tem uma garante importância porque a gente começa o ano devendo e temos que ir buscar isso por justiça social”, destaca o prefeito.

 

Os números da Secretaria de Finanças (Sefin) foram apresentados na manhã desta quinta-feira (26) pelo secretário Gelson Uecker, durante a Escola de Governo. Ele lembra que durante as escolas de governo são apresentados números de todas as secretarias e todos esses números acabam passando pela Sefin. “Encerramos 2022 com superávit, isso é muito benéfico, além de todo o crescimento que Cascavel teve”, destaca o secretário.

 

Cascavel está incluída no seleto grupo de municípios brasileiros que têm classificação A na Secretaria do Tesouro Nacional (SNT), o que mostra que o município tem capacidade de endividamento e de pagamento. Em 2016, a classificação era C e, no ano seguinte Cascavel avançou e chegou a classificação A. Apenas 26% dos 5.570 municípios brasileiros têm conceito A, o que significa eficiência financeira.

 

Números


O balanço da Sefin mostra que, no ano passado, a arrecadação com IPTU cresceu 14,14%, enquanto que o ISSQN teve uma arrecadação 18% maior que o ano anterior. As taxas municipais superaram a arrecadação anterior em 17%.

 

Os avanços com a consolidação da RedeSim também ajudaram a impulsionar as finanças do Município com a abertura de novos empresas. A RedeSim simplificou os processos para a criação de novas empresas. Hoje, Cascavel está entre os municípios mais ágeis para se abrir uma empresa. No ano passado houve um aumento de 27,36% no número de empresas cadastradas em Cascavel. Em 2021 eram 44.604 empresas e no passado o número saltou para 56.808.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá