Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Eleições 2022: ainda há vagas para mesários em Londrina

04/08/22 às 16:45 - Escrito por Redação Tarobá News

Londrina ainda não atingiu o número suficiente de mesários para trabalharem nas eleições 2022. Com quatro zonas eleitorais, são necessários 4.656 voluntários ao todo.

 

Segundo a Justiça Eleitoral, o número de interessados surpreendeu este ano. 4.275 já se cadastraram, conforme o último levantamento, o que corresponde a quase 92% das vagas.


Sem os mesários, não há eleição. "São eles que vão abrir a sessão, extrair a zerésima da urna, verificar se ela está lacrada, e em seguida, iniciar a votação. Ao final, eles lavram a ata, extraem o boletim de urna com os votos que cada candidato recebeu e fixam esse boletim na porta da sessão eleitoral”, disse o juiz Maurício Boer.

 

Para completar o número, a justiça eleitoral vai convocar mais 381 pessoas. A convocação está sendo enviada via correios. Em caso de dispensa, o prazo é de cinco dias.

 

Alguns benefícios são concedidos àqueles que trabalham nas eleições. "Auxílio alimentação no dia da eleição, três dias de dispensa do trabalho, seja na iniciativa privada ou no serviço público, além de vantagem em desempates para assumir vagas de concursos públicos", explicou Boer.


O site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná para realizar a inscrição voluntária para mesário é o www.tre-pr.jus.br.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá