Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Equipe da TV Tarobá sobrevoa os Rios Iguaçu e Paraná com a Marinha

27/03/24 às 13:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma grande operação está em curso na fronteira. A operação iguaçu mobiliza as forças de segurança, e acontece por terra, água e ar.


Grandes apreensões que lotam depósitos. Só no ano passado, a Receita Federal apreendeu o correspondente a 580 milhões de reais em mercadorias e veículos. São cigarros, eletrônicos, drogas e armas.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA

Clube das Mães unidas divulga 21 cursos profissionalizantes para o mês de maio

Imagem de destaque
BICHOS E DENGUE

Pais estão preocupados com mato alto em escolas municipais de Londrina

Imagem de destaque
REDUZIR ESPERA

Mutirão do INSS em Londrina atenderá 1.500 pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
NOVA REMESSA

Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná


Essa é a fronteira mais movimentada do Brasil. Atrás de mim, a ponte internacional da amizade, que liga Foz do Iguaçu, onde estamos, a Ciudad Del leste no Paraguai. Por aqui passam milhares de pessoas todos os dias. E essa é também uma das principais portas de entrada para o descaminho e o contrabando. E por isso, que pra ser efetiva a fiscalização, é necessária uma visão mais ampla..


E é aí que entra o trabalho da Marinha. Em água e no ar!  E a missão é ampla. Desde orientar condutores de embarcações, agir em casos de salvamento, e fiscalizar para uma atuação em conjunto com outros órgãos de segurança. Hoje, a operação em curso é a Iguaçu, com objetivo de coibir os crimes de fronteira.


Nossa equipe topou o desafio de sobrevooar as áreas fiscalizadas junto com a marinha. A aeronave passa por uma inspeção diária minuciosa. Antes de decolar, os pilotos fazem uma nova vistoria, chamada de pré voo. Com plano de voo e autorizações dos órgãos aéreos. Agora, é hora das instruções de segurança.


Tudo certo, bora decolar! Há uma comunicação interna entre todos no helicóptero. Quando algo diferente é avistado em rio ou terra, rapidamente é feito contato com demais órgãos de segurança, como a Polícia Federal.


Esse olhar de cima permite uma maior eficácia em situações de salvamento, e também para coibir crimes. Aqui, vemos do alto a ponte internacional da amizade, por onde passam mais de 40 mil veículos todos os dias.


O Rio Paraná e o Iguaçu são também usados para o transporte de mercadorias ilícitas, com portos clandestinos que estão constantemente no radar.


A fiscalização é o objetivo. Mas é impossível não reparar na beleza da vista. Aqui, a gigante e icônica Usina de Itaipu.


O Lago de Itaipu que impressiona. As pontes que ligam Brasil e Paraguai. Ponte da Amizade, e a nova ponte, da Integração, que ainda nem foi inaugurada, mas já é uma das maravilhas da engenharia da fronteira.


E por falar em maravilha, essa é uma das sete maravilhas do mundo da natureza. Cataratas do Iguaçu. Cartão postal da cidade.


Cidade que sim, tem dois lados.. O que une forças pra combater crimes fronteiriços, e mudar uma imagem de insegurança. Outro, que exibe exuberantes paisagens, e coleciona recordes no turismo. Essa, é Foz do Iguaçu.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá